Senado homenageia Sistema Confea/Crea

5 de dezembro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Senado realizou, na tarde do dia 04.12, uma sessão solene em homenagem aos 75 anos do Sistema Confea/Crea. A solenidade aconteceu em um momento ímpar, um dia após a aprovação do projeto de lei nº 6.981 de 2006, que trata da assistência técnica gratuita, de autoria do Deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA). O objetivo do projeto é garantir à população de baixa renda a assistência técnica gratuita para elaboração de projetos e construção de moradia, inclusive para os casos de reforma, ampliação e regularização fundiária.

A sessão de homenagem pelos 75 anos do Sistema Confea/Crea foi proposta pelo Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Ele é engenheiro e comanda a Frente Parlamentar pela Engenharia, na casa. A solenidade foi presidida por Garibaldi Alves e contou com a presença do presidente do Confea, Eng. Civil Marcos Túlio de Melo, do 1º vice-presidente, eng. agrônomo Ricardo Veiga; além de senadores, deputados,conselheiros federais e regionais, presidentes do Creas, profissionais da área e convidados.

Em seu discurso, Crivella justificou a sessão no Senado. “O mundo é uma grande obra de Engenharia. Desde os primórdios, com a chegada dos colonizadores no nosso país, podemos observar a presença desta gloriosa profissão entre nós. Hoje, o sistema abriga quase 900 mil profissionais. Sua vasta obra e reputação justificam essa homenagem. O Senado não poderia permitir que esta data passasse em branco”, destacou.

Sete senadores discursaram na sessão, além de Marcelo Crivella: Cristovam Buarque (PDT-DF); Paulo Duque (PMDB-RJ); Heráclito Fortes (DEM-PI); Mão Santa (PMDB-PI); Eduardo Suplicy (PT-SP); Romeu Tuma (PTB-SP) e José Neri (PSOL-PA). O deputado federal Zezéu Ribeiro também discursou na tribuna.

O Senador Cristovam Buarque afirmou que é um defensor das causas e dos projetos que envolvem a Engenharia. Ele clamou a todos que os profissionais da área tecnológica que tenham cada vez mais orgulho de sua profissão. “Sou engenheiro e, embora não tenha seguido a carreira, tudo o que aprendi foi nos bancos da Faculdade de Engenharia de Pernambuco”, destacou.

O Senador Heráclito Fortes mostrou-se impressionado pelo prestígio da Engenharia brasileira em outros países e convocou os jovens estudantes da área a continuar esse trabalho. “É impressionante como a engenharia do nosso país é bem vista lá fora”, revelou. Para o Senador Mão Santa, o Sistema Confea/Crea é o berço de excelentes profissionais. “O poder da inteligência brasileira está aqui. Os senhores fazem a grandeza do Brasil”, disse.

O senador Eduardo Suplicy fez um relato da história do Sistema Confea/Crea, começando pela sua criação, em 1933, até os dias atuais, quando citou o lançamento da pedra fundamental da nova sede do Confea, o convênio com a ABNT e o projeto Pensar o Brasil. O Senador Romeu Tuma destacou a importância do projeto da Engenharia Pública ter sido aprovado. “Precisamos ter engenheiros ao lado dos cidadãos. A aprovação do projeto é uma vitória e espero que no centenário do Sistema, tenhamos uma festa tão bonita quanto
essa”, comentou.

O Deputado Federal Zezéu Ribeiro, autor do projeto sobre assistência técnica gratuit, afirmou que ao criá-lo pensou em promover uma relação de cidadania entre a categoria e a sociedade, colocando a profissão a serviço da população. “Queremos ter obras de habitação popular dignas, com garantia e qualidade. Discutimos este projeto intensamente e ele é tão rico que já virou lei antes de ser aprovado”, declarou.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, fez o discurso de encerramento da solenidade. Melo agradeceu a todas as manifestações em homenagem aos 75 anos do Sistema, citou vários momentos gloriosos e fez referência aos profissionais que fazem parte da história do conselho. “Somos quase 1 milhão de pessoas, distribuídas entre 300 títulos profissionais e mil entidades regionais, estaduais e municipais. É um sistema ético. Nesta data, os profissionais reafirmam a consciência dos seus papéis sociais e reforçam o compromisso de estar à disposição da sociedade. Somos formados por uma tríade: compromisso, desafio e oportunidade.”, finalizou o presidente.

*Thais Loiola
Equipe de comunicação do Confea