Crea-MT: “Compatibilização de Projetos em BIM” é tema de palestra da Feiracon

22 de junho de 2023, às 15h39 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A palestra “Compatibilização de Projetos em BIM (Building Information Modeling)”, ministrada pelo eng. civil Rodrigo Senra, foi realizada neste mês de junho, na sede do Crea Mato Grosso.

O encontro, que teve como público-alvo profissionais do Sistema Confea/Crea, entre outros, explorou a metodologia BIM, com foco em sua aplicação para o sucesso de projetos de construção.

O presidente do Conselho destacou que o tema discutido representa um importante salto do conhecimento do profissional. “Todo
Profissional da engenharia vai precisar conhecer e trabalhar com essa ferramenta, pois essa é a evolução da engenharia”, disse.

Em sua explanação, Rodrigo destacou criação de modelos digitais em 3D, que integram todas as disciplinas envolvidas no projeto em BIM. “Enfatizamos a necessidade de colaboração entre as equipes, explicando porque é preciso estabelecer clareza em todas as etapas para garantir a eficiência na compatibilização” detalhou.

Na oportunidade, os participantes receberam exemplificações de como a compatibilização em BIM pode evitar conflitos e erros durante a construção, proporcionando redução de custos e do tempo gasto em retrabalhos.

Além disso, foram expostos alguns benefícios adicionais da ferramenta: melhoria na comunicação entre os profissionais” e a “criação de um histórico detalhado do projeto”. Tudo isso, contando, inclusive, com a escalação de profissionais qualificados e experientes.

Nas palavras de Juares, o palestrante eng. Rodrigo abriu o horizonte para os presentes, mas é preciso aprender mais. “Fazer cursos e assistir palestras vão agregar conhecimento, e essa “formação” pode ser buscada através de cursos específicos que ajudem a conhecer e dominar a ferramenta. O conhecimento em sua amplitude vem das universidades”, concluiu.

Para uma das organizadoras do Feiracon,eng. civil Eriane Rossi, a ideia é impulsionar o mercado da Engenharia juntamente com a Arquitetura de Mato Grosso na execução de trabalhos. Esta é a primeira palestra de muitas, e o momento de “networking” é um meio de fomentar novas parcerias. Com os apoios selados e a grande proporção da Feiracon, o evento tornou-se um dos mais relevantes do Centro-Oeste.

A expectativa é que neste ano seja em Cuiabá e a próxima em Brasília. “Vamos trazer uma história para o país, tanto pela primeira feira dessa natureza na região Centro-Oeste, quanto pela primeira edição multisetorial, com as instituições unidas e que possuem relação com o estado de Mato Grosso. Em outras palavras a região Centro-Oeste vai gerar novos empregos, obras, além de atrair novas indústrias”, disse Eriane.

Evento – Integrando o projeto multi-ação, o Feirão do Conhecimento tem como finalidade aproximar os profissionais que atuam nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências e visa estabelecer networking e trazer visibilidade para o trabalho produtivo desempenhado pelo Regional e as entidades organizadoras.

Confira a programação completa: https://www.crea-mt.org.br/portal/eventos/parceria-entre-crea-mt-e-feiracon-traz-feirao-do-conhecimento-para-cuiaba/

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) Fotos: Rennan Kawahara