Crea-MT presente em sessão solene em homenageia participação das mulheres na engenharia

23 de junho de 2023, às 15h18 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) foi representado pela coordenadora do Programa Mulher de MT, geóloga Sheila Klener na sessão solene na Câmara dos Deputados quinta-feira, 22 de junho, onde o Confea homenageou a participação feminina na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências. A geóloga Sheila Klener compôs a mesa de honra. A cerimônia, que atendeu a solicitação da deputada federal eng. agr. Marussa Boldrin (MDB-GO), antecipou em um dia a celebração do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia e reuniu diversas lideranças e representantes das profissionais do Sistema.

A coordenadora do Programa Mulher em MT, agradeceu a grande honra se dirigindo aos presentes para falar um tema de extrema importância para o desenvolvimento da nação, a presença das mulheres na Engenharia. Historicamente as “ Engenharias” eram conhecidas como profissões masculinas. O surgimento das Engenharias se deu no século XVIII, no entanto só 200 anos depois começaram os registros das primeiras mulheres nessa profissão. “Concidentemente, porque sou geóloga, uma das primeiras engenheiras do mundo foi Elisa Leonida Zamfirescu que possuía como principal área de estudo da Engenharia, a geologia e os minérios, e que essa engenheira liderou várias pesquisas que identificaram novos recursos naturais como: carvão, xisto, gás natural, cromo, bauxita e cobre, além de implantar novas técnicas de minerais: carvão e petróleo”, disse.

Dia 23 de julho é celebrado mundialmente o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, a data foi criada por um instituto internacional para apoiar as mulheres a terem sucesso como engenheiras, cientistas e líderes. A WIS, foi criada após a primeira Guerra Mundial em 1919 quando as mulheres pioneiras trabalharam em funções técnicas em engenharia durante a guerra e fizeram campanha para se manterem nessas funções nessa pós-guerra. Enfrentando desafios constantes e complexos na busca por soluções inovadoras.

“Hoje o Sistema Confea e Mútua possui 19% de profissionais do gênero feminino cadastradas. O que é ainda um número pequeno que não possui representatividade. É importante que tomemos medidas urgentes e enérgicas para promover a igualdade de oportunidades e incentivar a participação ativa das mulheres nessa área tão importante”, explanou Sheila.

O presidente do Crea Mato Grosso, eng. civil Juares Samaniego ressaltou como uma honraria as mulheres do Sistema Confea/Crea esse evento tão nobre na Câmara Federal. Nesta data tão especial Juares homenageou aquelas que têm o talento de criar, capacidade para construir, sensibilidade para compreender e a dedicação para multiplicar. “ Assim são as mulheres na Engenharia, que tem se destacado no desenvolvimento da Engenharia, Agronomia e Geociências. Com competência e garra, elas assumem liderança em setores estratégicos da sociedade e na gestão do Sistema Confea/Crea/Mútua. Elas constroem o presente e o futuro do Mato Grosso e do país”, detalhou o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, ao parabenizar as profissionais das modalidades do Sistema de Mato Grosso.

Recebido pela deputada federal Jack Rocha (PT-ES) e acompanhado por sua esposa, a engenheira civil Poliana Krüger, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, destacou as iniciativas desenvolvidas por sua gestão em prol da igualdade de gênero no Sistema. Em sua fala, Joel destacou que a data foi criada pela Women’s Engineering Society em 2014 como “um incentivo para a luta de todas estas mulheres profissionais que temos em todo o Brasil, atuando em benefício da sociedade e das nossas profissões”. O presidente do Confea comentou então a criação do Programa Mulher no Crea-PR em 2016, e que seria levado ao Confea ao início de seu primeiro mandato. “Queríamos dar essa amplitude nacional e, em 2018, criamos o Programa no Confea como espaço de abertura de oportunidades às nossas profissionais em todo Brasil. A sessão solene de hoje coroa esse trabalho de todas essas profissionais do Sistema”, considerou.

Durante a homenagem, estiveram presentes: engenheira de alimentos Melissa Boldrin; engenheira mecânica Michele Costa; presidente Joel Krüger; engenheira civil Poliana Krüger; deputada federal Jack Rocha; presidente do Crea-AC, eng. civ. Carmem Nardino; e geóloga Sheila Klener.

Confira a matéria completa aqui.

Acesse no youtube.

Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) com informações e fotos do Confea