Semana das Engenharias traz palestras do Crea Mato Grosso sobre Sistema Confea/Crea, Crea Jr e Atribuição profissional

27 de junho de 2023, às 15h48 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Crea Mato Grosso, eng. civil Juares Samaniego, ministrou palestra inaugural da “Semana das Engenharias”, voltada para acadêmicos dos cursos de engenharia da Fundação Uniasselvi/Cuiabá. Durante apresentação, Juares agradeceu o convite e destacou o assunto Sistema Confea/Crea.

Na oportunidade, Juares fez uma explanação sobre o funcionamento do Conselho.  “O Crea Mato Grosso tem   mais de 35 mil profissionais registrados, 250 profissões inscritas nas Engenharias, Agronomia e Geociências. A nível federal o Confea tem quase 1,3 milhões de profissionais inseridos. Enquanto autarquia federal, o Conselho penaliza o exercício ilegal da profissão. É nossa atribuição fiscalizar o exercício legal da profissão e defender a sociedade.

A fiscalização vai verificar a existência de um engenheiro legalmente habilitado na determinada obra e o Crea-MT irá orientar esse profissional com relação aos determinados tramites junto ao conselho. Hoje estamos presentes até mesmo em extensas áreas agrícolas, porque além do agrônomo, atuam nessas atividades também engenheiros da modalidade mecânica, civil entre outros”, disse.

De acordo com o coordenador dos cursos de: Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção e Mecânica da Uniasselvi, eng. de Controle e Automação Oscar Alessandro de Matos, a apresentação serviu para esclarecer muitas dúvidas, em especial, sobre perfis profissionais, que é uma temática estudada no início do curso. “O acadêmico chega no sétimo e no oitavo semestre, começa a pensar no Crea-MT, mas não se lembra desse conteúdo, por isso, é de grande “importância” a palestra ministrada por Juares aos nossos futuros profissionais”, explicou.

O evento iniciado em 21 de junho, teve continuidade nos dias 22 e 23 de junho, com palestras ministradas, respectivamente, pela diretora financeira do Crea-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, e o 2º vice-presidente do Crea-Mato Grosso, eng. civil André Schuring.

Para Marciane, que é também coordenadora do Crea Júnior, a comissão é um movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).

“O principal objetivo é levar assuntos relacionados às Engenharias, Agronomia e Geociências aos estudantes e recém-formados. Essa aproximação busca contribuir para o crescimento do futuro profissional, desenvolvendo as bases de liderança, política e empreendedorismo”, destacou Marciane.  Na ocasião, O representante estudantil do Conselho de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), no Crea jr de MT, acadêmico do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFMT, Guilherme Ribeiro, fez uma  explanação  sobre a realização de alguns eventos     e reuniões com a Comissão Organizadora Estadual e Comissão Acadêmica Estadual;  e participação na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA),  em Goiânia.

Já o do 2º vice-presidente do Crea Mato Grosso, discutiu o tópico “Atribuição profissional”, salientando a normatização profissional, presenta na legislação que rege no Sistema Confea/Crea e as profissões, assim como a resolução 1073/2016, que trata dos procedimentos para registro e concessão de atribuição profissional, como extensão de atribuição profissional, em caso de formações complementares.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) Fotos: Rennan Kawahara