Crea-MT entrega “Honra ao Mérito” a Profissionais do Sistema Confea/ Crea e Mútua, empresas e instituições de ensino

17 de julho de 2023, às 17h29 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) concedeu diploma de “Honra ao Mérito “ a Profissionais do Sistema Confea/ Crea e Mútua, empresas e instituições de ensino superiores, tecnológicas e empresas ligadas as   Engenharias, Agronomia   Geociências de Mato Grosso como reconhecimento profissional pela atuação no exercício da profissão e destacada participação no desenvolvimento do Estado. A solenidade de   entrega foi sexta-feira, 14 de julho na Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM).

O presidente do Crea Mato Grosso, eng. civil Juares Samaniego que compôs a mesa de honra juntamente com a diretoria da autarquia; eng. agrônoma Lys Sueli Barco; diretor administrativo, eng. eletricista Adriano Breunig; vice-diretora administrativa, geóloga Daiane da Silva Brum; diretora financeira e  chanceler do Mérito   eng. civil Marciane Prevedello Curvo, além da presença no dispositivo da diretora administrativa da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes e a presidente da   Ordem dos Advogados do Brasil, seção Mato Grosso(OAB), adv. Gisela Cardoso.

“ O pleno é composto por 42 conselheiros e seus respectivos suplentes, seis deles fazem parte da nossa diretoria aqui presente.  Vale ressaltar que os inspetores do Crea-MT são oriundos das 25 inspetorias do Conselho no estado, profissionais esses    que tem a figura do presidente do Crea-MT nos determinados municípios que estão os escritórios das nossas regionais”, disse o presidente do Crea-MT.  Samaniego explanou ainda a presença maciça dos presidentes das entidades de classe, responsáveis por encaminharem os profissionais a serem homenageados através da “Comissão do Mérito” do Crea-MT, bem como a presença dos colaboradores da sede e interior de Mato Grosso no evento.

“Atualmente a autarquia têm 250 profissões registradas das Engenharias, Agronomia e Geociências. O Crea-MT é um conselho multiprofissional, conselho que defende as categorias profissionais, vindos das entidades de classe, então nada é mais justo que homenagear também as instituições de ensino que propõe a formação e as empresas ligadas as   Engenharias, Agronomia   Geociências  que destacam os profissionais e oferecem oportunidades na área profissional”, disse Samaniego.

A diretora financeira e   chanceler do Mérito eng. civil Marciane Prevedello Curvo em nome do presidente Juares, agradeceu os presentes, destacando o “orgulho” de estar reunida  com profissionais do Sistema, entidades , inspetores e funcionários. “Nós somos a Comissão do Mérito e falo em nome de todos que fazem parte dela. Onde as associações indicaram nomes para serem homenageados pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Confea porém nem todos os indicados passam, por haver   somente uma vaga. Então nós solicitamos ao presidente do Crea-MT que esses profissionais que não deixam de ser   importantes quanto o que será homenageado pelo Confea, sejam homenageados aqui em Cuiabá. Por tanto a Comissão agradece pelo Juares ter aceito esse desafio, que é fazer esse encontro e então esses profissionais também serão homenageados pelo Sistema”, detalhou Marciane.

Alguns dos homenageados da noite falaram sobre a importância da valorização dos profissionais de engenharia através do Diploma de Honra ao Mérito.  A engenheira sanitarista Deise Morimoto, recebeu homenagem e falou um pouco sobre a importância desse diploma.  “Esta homenagem vem motivar e agregar as conquistas profissionais como mulher na engenharia, sendo uma devolutiva dos esforços aos quais acreditei e busquei. Sou muito grata ao Crea-MT pelo reconhecimento do empenho e fortalecimento da profissão, onde com muito orgulho e afinco faço da engenharia a minha profissão”, agradeceu a engenheira.

O engenheiro civil Marcio Nascimento Ferreira, se sentiu honrado em receber a homenagem em nome da empresa voltada à engenharia civil na qual trabalha. “Esse reconhecimento vindo dos colegas de classe, aumenta ainda mais a importância do mesmo, mostra que a atividade está na direção certa e que devemos persistir”, ressaltou Márcio.

Marcos Vinicius Santiago, engenheiro eletricista e professor do Instituto Federal de Mato Grosso, também destacou a relevância da valorização dos profissionais da área feita através do presidente Juares Samaniego dentro do seu projeto de gestão, com o Diploma de Honra ao Mérito em forma de agradecimento pela contribuição ao fortalecimento da profissão.

Para o Prof. Universitário e chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), engenheiro   eletricista José Mateus Rondina que leciona a mais de 35 anos na instituição é uma honra estar recebendo esse diploma em nome da UFMT. “O Crea e os conselhos em uma forma geral amparam o profissional, fomentando a engenharia. A UFMT que é um esteio de Mato Grosso, já fez muito pelo estado e sempre teve uma proximidade muito grande com este conselho profissional”, salientou o professor.

Confira a galeria de fotos aqui

Texto: Cristina Cavaleiro/ Foto: Rennan Kawahara/Comunicação Crea-MT