Crea Mato Grosso presente em 3º Seminário Eleitoral em Brasília

20 de julho de 2023, às 15h44 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O assessor jurídico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), advogado Helmut Flávio Preza Daltro, esteve presente neste mês de julho, no 3º Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua 2023, em Brasília. O evento esclareceu os assessores jurídicos eleitorais do Confea e dos Creas, visando ao processo eleitoral de 17 de novembro.

Os seminários eleitorais anteriores haviam sido realizados em junho, com os presidentes dos Creas, em Campina Grande (PB), e com os assessores e coordenadores das comissões eleitorais regionais, em Brasília. Este é o último Seminário realizado pela Comissão Eleitoral Federal(CEF) antes do pleito, destinado à eleição do presidente do Confea, dos presidentes dos Creas , conselheiros federais (titular e suplente), representantes das modalidades e grupos dos estados do Espírito Santo (Agronomia), Goiás (Elétrica), Pernambuco (Agronomia) Rio Grande do Norte (Civil) e São Paulo (Industrial), além de conselheiro federal representante de instituições de ensino superior pertencente ao grupo Engenharia e  diretores gerais e diretores administrativos das caixas de assistência dos profissionais dos Creas (Mútuas Regionais).

Para o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, encontros como este, possibilitam “a atualização” em torno de demandas importantes  ao Regional  Mato-grossense , garantindo, também, que  as Engenharias, Agronomia e Geociência alcancem  cada vez mais, notoriedade, inovação e desenvolvimento.

“A participação no encontro das assessorias jurídicas das Comissões Eleitorais Regionais foi muito proveitosa, vez que houve a possibilidade de discutir e alinhar questões relativas ao processo eleitoral que se avizinha”, disse Helmut.

A mesa de trabalho foi composta pelos conselheiros federais e membros da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. mec. Michele Costa e eng. mec. Lucas Carneiro e pelo coordenador, eng. civ. Daltro Pereira, e ainda pelo assessor jurídico da CEF, João de Carvalho, e pelo procurador jurídico chefe do Confea, Igor Garcia.

Segundo o conselheiro federal Daltro Pereira, 115 profissionais, de presidente do Confea a diretor financeiro da Mútua, serão eleitos pelo sistema virtual. “Já temos dois terços dos conselheiros federais e os presidentes dos Creas Pará e Paraíba, eleitos virtualmente. Esse processo é uma demanda para os profissionais há alguns CNPs e se tornou realidade na gestão do presidente Joel”, disse. Destacando o apoio dos conselheiros federais eng. mec. Aysson Rosas, eng. agr. Francisco Lira e eng. civ. Neemias Barbosa, membros suplentes da Comissão, e ainda da assessora da CEF, Talita Machado, presentes ao Seminário, Daltro citou que os assessores são o braço forte da diretriz jurídica do Sistema.

“Vamos para a nossa terceira eleição pela internet, desta vez, as nossas eleições gerais. E estamos fazendo o nosso terceiro e último seminário eleitoral. Vocês sabem a importância das eleições para o Sistema. Que tenhamos sucesso com o apoio mútuo dos assessores jurídicos das comissões eleitorais regionais e do Confea”, considerou.

A conselheira Michele Costa destacou a expectativa de que a tranquilidade vigore durante as eleições. E desejou sucesso aos participantes. “Espero que vocês aproveitem ao máximo”. Já o conselheiro Lucas Carneiro enfatizou que as procuradorias jurídicas representam “grande barreira de escudos” que possibilitará esta tranquilidade.

Comunicação Crea-MT /Ana Frutuoso com supervisão de Cristina Cavaleiro  com informações e fotos do Confea