CECAS de MT participa de reunião de coordenadoria nacional da Engenharia Civil
21 de julho de 2023, às 9h13 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho (Cecas) do Crea-MT, eng. civil Jesuel de Arruda participou no mês de julho reunião entre a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), em Fortaleza. “ O encontro realizado neste mês de julho discutiu temas importantes para as atividades de engenharia e agronomia, como a identificação de atividades de risco, cujos casos foram fundamentados com base em dados e evidências”, disse Jesuel.
Ainda segundo o coordenador da CECAS, o diagnóstico do impacto da implantação da Certidão de Acervo Técnico Operacional (CATO); o estudo para a padronização e uniformização de procedimentos para a aplicação da CATO no âmbito dos Creas e propostas da modalidade que atendem o que determinam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, Tabela de Obras e Serviços (TOS) e a elaboração de uma proposta de Resolução para contemplar as atribuições dos Engenheiros (as) Sanitaristas e Ambientais.
O presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego, destacou a importante participação do Crea-MT a nível nacional por meio da coordenadora da CECAS, eng. civil Jesuel. Salientou também, que o encontro oportunizou integração e alinhamento entre os Creas, no que diz respeito aos assuntos de interesse da modalidade.
Além desses assuntos, os representantes das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil também apreciaram a apresentação de uma planilha de dosimetria de penalidades em processos éticos disciplinares, a diretriz de fiscalização para infração ao art. 1° da Lei n° 6.496/77 e a proposta de elaboração de uma Resolução que trata sobre o “profissional comercializar bens móveis ou imóveis relacionados à sua atividade profissional”. Os três últimos assuntos com previsão para a entrega do Programa de Trabalho para a 4ª Reunião Ordinária.
A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil do Sistema Confea/Crea e Mútua realizou também uma visita técnica às instalações da Companhia de Cimentos Apodi.
Ao final da reunião do segundo dia em Fortaleza, o Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, Gabriel Faria Nogueira, anunciou a criação de uma resolução específica sobre o Registro Profissional de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas Ambientais. A pauta discutiu ainda a residência técnica na área de Engenharia Civil e o incremento nas tabelas de preços de obras – Controle tecnológico concreto e outros materiais e controle de pavimentos (ensaios). Os três últimos itens também com previsão de entrega para a 4a Reunião Ordinária da Coordenadoria Nacional.
A reunião foi encerrada no dia 07 com a discussão e a votação de propostas. O Coordenador Nacional, Engenheiro Civil Gabriel Faria Nogueira, fez um balanço positivo da reunião em Fortaleza. “Nós tivemos um balanço muito positivo. Discutimos as 16 propostas do nosso Plano de Trabalho e outras manifestações que vamos levar para o Conselho Federal e conseguimos a aprovação de quatro propostas. Aprovamos duas propostas dessa reunião e duas que seriam apreciadas só na próxima reunião. Tivemos, portanto, uma antecipação de pauta”, declarou o Engenheiro Civil.
Comunicação Crea-MT /Ana Frutuoso com supervisão de Cristina Cavaleiro/ com informações e Fotos: Crea-CE