Conselho adere “Campanha de Prevenção às Hepatites Virais”

24 de julho de 2023, às 17h03 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Pensando na prevenção e nos cuidados dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e de colaboradores que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) abraçou a campanha “Julho Amarelo” de incentivo às ações de vigilância, prevenção e controle às hepatites virais. Durante o este mês o atendimento do Conselho também se manterá decorado com banner sinalizando a prevenção à doença.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, é uma honra abraçar causas como essa, principalmente se tratando de salvar vidas. “O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao ser disseminada na sociedade civil organizada de modo geral”, disse.

Segundo a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso e coordenadora da campanha Adriana Imbriani, ao buscar os serviços do Crea-MT, de imediato, o engenheiro já se depara com a ação no atendimento através do banner sinalizando a campanha “ Segundo o Ministério da Saúde a ação foi instituída no país em 2019, por meio da Lei nº 13.802, visando, até 2030, eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública e aumentar os esforços para combater as infecções pelos vírus das hepatites B e C. No Brasil, os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C”, detalhou Adriana.

O Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, desenvolvido pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, mostra que somente no período de 1999 a 2020, mais de 250 mil pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e mais de 260 mil com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular.

A carga de doenças resultantes das hepatites virais e o próprio agravo por si só representam um desafio de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Comunicação Crea-MT /Ana Frutuoso com supervisão de Cristina Cavaleiro, Fotos: Rennan Kawahara