Plenária de julho é marcada pelo julgamento de 26 processos de infração a legislação

24 de julho de 2023, às 17h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), do mês de julho realizada no plenário Eng. civil Rubens Paes de Barros Filho, foi marcada pelo julgamento de 26 processos de infração a legislação, sete de pessoa física, além de um Ad referendum.

A mesa do plenário foi conduzida pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego; a 1° vice-presidente, eng. agrônoma, Lys Sueli Barco e o diretor administrativo, eng. eletricista Adriano Breunig.   Na palavra livre, o conselheiro, eng. florestal Cícero Ramos, também vice-presidente da Associação Mato-Grossense dos Engenheiros Florestais (Amef-MT), falou sobre o dia dos Engenheiros Florestais e a comemoração da data através do Ciclo de palestras, conduzidas por juízes da área ambiental além de profissionais do setor florestal.  Juares parabenizou a Amef pela organização do evento e a presença maciça de profissionais da modalidade do Sistema Confea/Crea e Mútua.  Na oportunidade Cícero convidou os conselheiros presentes a participarem do curso Avaliação de Imóveis Rurais para Implantação de Ferrovias será nos dias 04 e 05 de agosto.

Além de parabenizar a associação dos Engenheiros Florestais pelo evento, na oportunidade, a diretora financeira do Crea-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo convidou o pleno a participar do Workshop Meio Ambiente e Sustentabilidade em Transporte, realizado pelo   Instituto Mato-grossense   das Entidades de Agronomia, Geologia e Engenharia(IMEAGE)  nos dias 25 a 28 de julho  em parceria com o curso de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso – Campus de Várzea Grande.

Já a conselheira Giuvania Maria Soares convidou o pleno a participar do curso Aquícolas, promovido pelo Ministério da Pesca e Agricultura, desenvolvido em parceria com a FAO, UFRN e UNB para formar multiplicadores da atividade de aquicultura, no dia 19 de agosto.  Outras informações

A vice-diretora  financeira do Crea-MT, eng. sanitarista Rosidelma Guimarães parabenizou os “ Engenheiros Sanitaristas” pelo dia, ressaltando que esses profissionais  vem agregando nas outras modalidades.

No mesmo mês foram realizadas reuniões das cinco Câmaras Especializadas: Engenharia, Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho, Agronomia, Florestal, Elétrica Geo, Minas e Industrial, onde foram analisados centenas de processos.  As Câmaras Especializadas são órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho e sua região de atuação. Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, em diversas modalidades que compõem o Sistema.

Texto: Cristina Cavaleiro e Ana Frutuoso( supervisionada) Fotos:  Rennan Kawahara