Crea-MT reúne com Energisa para estreitar relação em prol do exercício profissional

1 de agosto de 2023, às 11h45 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) se reuniu quarta-feira, 26 de julho, com a empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso, Energisa, para discutir a intensificação da fiscalização do Crea-MT para combater o exercício não profissional em obras de energia solar fotovoltaica, cobrando a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, ART, de projetos elaborados nos locais dessas atividades.

“É através da fiscalização do Crea-MT nessas atividades da Engenharia Elétrica que será   averiguado se no local existe um profissional técnico habilitado atuando nessa atividade. Serão feitas pesquisas e fiscalizações dos trabalhos executados pela Energisa e constatar se os profissionais estão atuando conforme as recomendações estabelecidas, onde a missão do Conselho profissional é combater o exercício ilegal da profissão, levando segurança para a sociedade”, detalhou o presidente do Crea Mato Grosso, eng. civil Juares Samaniego.

O coordenador da CEEE do Crea Mato Grosso, eng. eletricista Diogo Vogel, explicou que a expectativa é realizar um convênio entre o Crea-MT e a Energisa-MT. O profissional ressalta que atualmente tem acompanhando “negligências” por parte   dos profissionais   da Engenharia Elétrica com relação a emissão da Anotação de Responsabilidade durante a realização de instalação de energia solar. “Além de empresas terceirizadas que executam em empreiteiras conveniadas, construção de rede, limpeza de faixas e manutenções, o que pode oferecer risco à sociedade”, disse Diogo.  Durante a reunião foi debatida a possibilidade da realização de um workshop voltado à área, aberto aos profissionais e empresas do setor elétrico.

“Foi um encontro extremamente importante, principalmente porque a empresa zela pelos bons costumes e as leis.  Sem sombra de dúvidas de que essa parceria com o Crea-MT irá tornar o setor elétrico e toda economia do estado mais segura dentro das normas e segurança da população, propondo qualidade da energia”, explicou Luiz Carlos Moreira Junior, assessor de assuntos institucionais da Energisa-MT

Ainda segundo o assessor da companhia de abastecimento de energia, durante a reunião também foram destacados pontos relevantes relacionados a realização de projetos eficientes para garantir um produto final de qualidade ao cliente. “A expectativa da realização do Workshop será de grande importância para a qualidade dos parceiros dessa modalidade, bem como aos técnicos e profissionais autônomos que trabalham na execução das atividades”, concluiu Luiz.

Na oportunidade a coordenadora de Fiscalização do Crea Mato Grosso, Ivanil Martins esclareceu a falta da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em algumas situações. As vezes contém o documento, mas são de outros Estados.   “A possibilidade de um termo de Convênio entre ambas as partes poderá fazer com que seja realizada uma fiscalização com maior intensidade e orientativa, assim assegurando a sociedade quanto ao serviço que está sendo prestado”, disparou Ivanil.

Participaram do encontro também: o diretor-administrativo do Crea-MT, eng. eletricista Adriano Breunig; o assessor técnico do conselho, eng. eletricista Carlos Gabriel Hugueney Franco Lobo; a assessora da CEEE, tecnologa em gestão ambiental, Neurides Moraes; o gerente de operações da Energisa-MT José   Noelson Quadrado Junior e o coordenador de projetos da Energisa-MT , Ricardo Rubira Carpi.

Texto: Cristina Cavaleiro e Ana Frutuoso(supervisionada), fotos: Cristina Cavaleiro