Crea-MT adere ao AGOSTO DOURADO: “Campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno

3 de agosto de 2023, às 15h08 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), abraçou a Campanha Agosto Dourado de Incentivo ao Aleitamento Materno durante este mês.

Para a colaboradora Marciana Santos, mãe da pequena Liz Maria, de dois anos, amamentar nos primeiros meses de vida da sua filha, foi importante para a conexão entre mãe e filha. “A pediatra explicou que o alimento é de rápida e fácil digestão, provoca menos cólicas no bebê do que as fórmulas e não requer preparo. Além de que o ato garante a nutrição mais completa e equilibrada que existe para esta fase da infância, garantindo o crescimento e desenvolvimento saudável”, completou marciana.

A campanha tem como objetivo incentivar o aleitamento materno, seja por meio da amamentação ou da doação de leite humano. O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, avalia como nobre a iniciativa do órgão, principalmente porque é a melhor forma de proteção e mais eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil. A conscientização acontece através do banner com o slogan da campanha na entrada do prédio do conselho e serve como um lembrete de que é fundamental para que a sociedade como um todo se engaje valorizando e dando apoio às mães.

Segundo informações do Ministério da Saúde, por meio da amamentação o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar, além de que é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

A responsável pelo agosto Dourado no Crea-MT, gerente de Logística do Conselho, Adriana Imbriani é mãe do Matheus de 11 anos e amamentou o filho até os dois anos de vida dele, e diz que se pudesse teria estendido esse processo mais um pouco. “Foram esses momentos de aconchego e intimidade entre nós que me causaram uma sensação de bem-estar e um sentimento de realização. Existem várias pesquisas que apontam o ato como aliado no combate e na redução da depressão pós-parto. Amamentar é uma ligação eterna de amor entre mãe e filho”, expressou Adriana.

Sobre a campanha

O Agosto Dourado foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2.017. O mês da amamentação veio de uma construção sedimentada pela comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocent”. O Dourado da campanha é uma referência ao leite humano, considerado padrão-ouro da alimentação infantil.

Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro) Foto: Rennan Kawahara