Organização da WEC 2008 tem se mostrado eficaz

7 de julho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Brasília, 04 de julho de 2008

A 6ª Reunião do Conselho Supervisor do Congresso Mundial de Engenheiros – WEC 2008 foi marcada, ontem à tarde, por uma série de apresentações acerca do andamento dos trabalhos relativos à organização do Congresso, que acontecerá de 02 a 06 de dezembro de 2008, em Brasília.

O presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, presidiu a reunião, acompanhado do presidente da WFEO/FMOI, Barry Grear, e do presidente da Febrae, Carlos Roberto dos Santos Moura. Também compuseram a mesa o vice-presidente do Confea, Ricardo Antônio de Arruda Veiga e a representante do Governo do Distrito Federal, Fátima Có.

Na pauta da reunião, temas como a organização da WEC, o projeto de ocupação do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (local onde acontecerá o Congresso), o site do Congresso, os plano de mídia e divulgação, o plano de negócios, a estrutura para acomodação dos participantes e as visitas técnicas e turísticas. A Expowec, o Fórum da Mulher e o Fórum dos Estudantes e Jovens Engenheiros, bem como o Comitê de Programa, o Conselho Consultivo Nacional e a Convenção da Upadi também foram abordados.

Dados importantes foram apresentados na reunião. O superintendente de Programas e Projetos do Confea e coordenador do Projeto WEC 2008, Antônio Roberto Martins, informou que, até o momento, mais de 2000 pessoas já fizeram a pré-inscrição por meio do site. Já a superintendente de Comunicação e Marketing do Confea, Anna Fonseca Politis, afirmou que o site da WEC está tendo uma média de aproximadamente 14 mil acessos ao mês.

O coordenador do Comitê de Programa, Luiz Carlos Scavarda, apresentou a programação do Congresso, confirmando nomes como o de Mário Molina, Achim Steiner, Yi-Xin Zhong, Jorge Vélez Arocho e André Trigueiro como palestrantes. Ele mostrou a organização de diversos painéis que tratarão de temas atuais relevantes, como biodiversidade e meio ambiente, gerenciamento de desastres, desenvolvimento sustentável e grandes soluções em engenharia.

Fátima Có, por sua vez, confirmou a presença do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, no Congresso e disse: “Sabemos que esse é um evento de muita importância em âmbito internacional, mas reafirmamos a nossa felicidade em termos o evento acontecendo aqui no DF, na capital federal”.

Ao fim da reunião, ficou estabelecido que os membros do Conselho Supervisor farão comunicações mensais sobre as atividades em execução, inclusive por meio de teleconferências. Barry Grear afirmou: “as três grandes palavras que precisamos lembrar nesse momento são: ‘comunicação, comunicação e comunicação'”. Concluiu, dizendo: “Tenho certeza de que juntos faremos um grande trabalho”.

Marcos Túlio, então, encerrou a reunião, lembrando que problemas sempre surgirão na realização de congressos de grande porte como este. Entretanto, segundo ele, “nós engenheiros fomos treinados e capacitados para resolver problemas. Por isso, todos os problemas que já surgiram e todos aqueles que ainda virão, tenho certeza de que seremos capazes de resolvê-los. Com esse coletivo de pessoas e organizações trabalhando na mesma direção, tenho plena certeza de que faremos uma grande WEC”.

Mais informações sobre a WEC 2008, acesse: www.wec2008.org.br.
Para saber sobre passagens, hospedagem e os pacotes de turismo pré e pós-evento, acesse: www.wec2008travel.com.br.

Tânia Carolina Machado
Equipe de Comunicação do Confea