Produtos da cultura regional mato-grossense atrai público brasileiro durante ExpoSoea 2023

10 de agosto de 2023, às 13h26 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Os produtos regionais mato-grossenses, como a paçoca de pilão, banana frita, doces e bebidas típicas do estado, além de esculturas de animais do Pantanal como a onça pintada e aves são expostas durante da Exposição da Soea (ExpoSoea), um espaço especial através do estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT), dentro da estrutura da 78° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) em Gramado atraiu público de vários estados do país.

Para o presidente do Crea-MT, além do conhecimento, inovação, diversidade, criatividade, que propõe a Soea, o encontro destaca a regionalidade de cada estado Brasileiro. Mostrando uma mistura de sabores e sotaques. Desde o começo do evento, o espaço do Crea Mato Grosso recebeu visitantes de vários estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia entre outras regiões. “Cada um que chega no estande leva um pedacinho de Mato Grosso através da degustação de nossos produtos regionais”, disparou o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego.

Com o tradicional corte da fita, realizado pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger; presidente da Federação de Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências (Fameag), eng. civ. Poliana Krüger; a anfitriã do evento, eng. amb. Nanci Walter; o coordenador do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filho; o presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija; e pelo presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida, foi aberta nesta terça (8/8) a Exposição da Soea (ExpoSoea), um espaço especial dentro da estrutura da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que promete encantar a todos os participantes com diversidade, criatividade e regionalismo.

Inspetora do Crea-MT de Água Boa, eng. sanitarista Aurea Soares

O estande do Crea-MT contou com a visita de presidentes de vários Crea do país e profissionais de diversos estados brasileiros. Para a inspetora do Crea-MT de Água Boa, eng. sanitarista Aurea Soares parabenizou a organização do evento, considerando de um modo geral espetacular o encontro. “É de extrema importância o Mato Grosso estar sendo representado por esse estande, por trazer a nossa cultura para que dessa forma as pessoas conheçam o nosso estado e também trás a oportunidade comunicar com os diversos profissionais de todas regiões do Brasil que estão aqui”, disse Aurea.

Débora Finazzi, eng. civil, profissional do Sistema de Mato Grosso

Já a Débora Finazzi, eng. civil, profissional do Sistema de Mato Grosso , considera a Soea em Gramado “ uma união da classe” e o tradicional “network” e a grande importância que o Crea Mato Grosso propõe para a valorização profissional das modalidades de Engenharias, Agronomia e as Geociências. “É uma demonstração de trazer capacitações , inovações através de temas atuais que nos dão mais suporte sobre o que buscar e fomentar toda a classe”, ressaltou Debora.

O eng. civil Kalazann Louzá do Crea Rio Grande do Norte visitou o estande do Crea Mato Grosso e ficou encantado com a cultura do estado. “ É importante trazer os estandes de cada região do país, assim possibilitando que os profissionais da engenharia possam conhecer a realidade de cada região e conhecer o trabalho que envolve os Creas. Além disso, essa interação também gera relação entre os profissionais de várias modalidades, além da troca de experiências”, ressaltou o eng. civil.

Durante os quatro dias da Soea 2023 foram sorteadas várias cestas de brindes do Crea-MT, proporcionando entretenimento entre os regionais do país, com profissionais de diversas partes do país foram sorteados com itens do estado de Mato Grosso.

Acesse a Galeria de Fotos da Exposoea aqui.

Acesse a Galeria de Fotos do sorteio aqui.

Texto: Cristina Cavaleiro, fotos: Igor Bastos e Confea e assessoria de comunicação do Confea