Hoje é dia de eleição no Sistema Confea/Crea e Mútua

4 de junho de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Das 09 às 19 horas, em todo Brasil, as urnas aguardam perto de 70 mil eleitores

Hoje, em 26 estados e no Distrito Federal, engenheiros de todas as modalidades, arquitetos, meteorologistas, geólogos, geógrafos e técnicos industriais e agrícolas escolhem novos nomes para ocupar as presidências do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Segundo as previsões, dos 600 mil profissionais da área tecnológica registrados no Sistema Confea/Crea, entre 60 e 70 mil devem comparecer às urnas, instaladas nas sedes dos Creas nas capitais, e nas inspetorias espalhadas pelo interior do país.

Para o Confea, o mineiro Marcos Túlio de Melo – engenheiro civil -, e o carioca Reynaldo Barros – engenheiro eletricista e de segurança do trabalho – são os concorrentes. Já a disputa pela presidência dos Creas soma 76 nomes.

Também estão em disputa sete cadeiras do plenário federal. Elas serão ocupadas por representantes das Instituições de Ensino Superior do grupo de Engenharia, e dos seguintes Estados e Modalidades: Pará/Industrial; Pernambuco/Arquitetura; da Paraíba/Eletricista; Goiás/Civil; Tocantins/Agronomia) e do Rio de Janeiro/Técnicos Agrícolas.

Para as diretorias-gerais da Mútua, Caixa de Assistência dos profissionais, 40 nomes estão inscritos.

Com duração de três anos, os mandatos vigoram de janeiro de 2009 a dezembro de 2011.

Embora o voto não seja obrigatório, a participação de eleitores na decisão dos destinos do Sistema confea/Crea vem aumentando. Em 2003, foram cerca de 55 mil eleitores. Em 2006, quando da última eleição, perto de 70 mil profissionais compareceram às urnas.

Os trabalhos de apuração começam logo que as urnas foram fechadas hoje às 19h. Os resultados serão divulgados por meio de relatórios parciais no site do Confea, www.confea.org.br

*Maria Helena de Carvalho
Da GCOP/Confea