Comemoração aos dias dos Geógrafos e Geólogos

29 de maio de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

29 e 30 de maio são datas especiais para o nosso Sistema Confea/Crea. Nelas são comemorados os dias do geógrafo e do geólogo, respectivamente. Para todos esses profissionais, desejamos os nossos parabéns!

A geologia e a geografia

Apesar de terem traços em comum e o mesmo radical, geo, que significa terra, as duas profissões são bastante diferentes no seu campo de atuação. A geologia é a ciência que estuda a terra e a geografia é a ciência que estuda as relações entre o homem e a terra (ou o meio em que ele vive).

O objeto da geologia abrange desde a origem, formação e composição do globo terrestre até a sua transformação e evolução. Faz parte de suas atividades o estudo das rochas, minerais, metais, relevos, dinâmica da água superficial e subterrânea, gestão ambiental, além de fenômenos tais como as atividades vulcânicas, terremotos, erosão de encostas, assoreamento de rios, enchentes e inundações.

Já a geografia, é dividida em física e humana. A primeira consiste em estudar as características naturais da Terra, envolvendo aspectos como clima, vegetação, relevo, solo, recursos hídricos, entre outros. A segunda estuda a relação da sociedade com o espaço, compreendendo os estudos políticos, econômicos, sociais, urbanos e culturais da sociedade, além de utilizar-se, em diversos campos de atuação, das mais modernas ferramentas para execução de seu trabalho, dentre elas o GPS, os programas para geoprocessamento e os dados fornecidos pelo sistema de informações geográficas, principalmente aqueles oriundos dos satélites.

Fala do profissional – “A Geografia apesar da significativa perda de importantes áreas para outras ciências, continua primando pelo conhecimento do espaço físico e sua ocupação ordenada, questões estas que estão diretamente relacionadas à consciência e responsabilidade de todos, mais enfaticamente destes profissionais.” Otaviano Eugênio Batista, geógrafo e assessor do gabinete da presidência do Confea

“O Geólogo é o profissional que por definição se propõe a estudar a constituição atual do planeta Terra para entender sua dinâmica e inferir sua evolução. É o responsável pela prospecção de bens minerais como água, metais básicos, petróleo, rochas ornamentais, etc, que suprem as necessidades básicas e o conforto da sociedade atual. Tem na essência da sua atuação envolvimento com o meio físico com compromisso científico e social com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Por ser uma ciência com espectro de atuação muito amplo, além das áreas clássicas de atuação como mapeamento geológico básico, mineração e indústria do petróleo, os geólogos têm atuado com destaque em trabalhos geotécnicos e nas questões ambientais envolvendo, principalmente, contaminação e manuseio de aqüíferos”. José Eduardo Soares, engenheiro geólogico e professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília

Formação e Instituições de Ensino – Os geógrafos têm uma formação bem ampla, com características interdisciplinares. Quem opta pelo curso de geografia deve estar em constante atualização, já que, durante toda a vida, necessitará conhecer a dinâmica da sociedade com o meio.

Os geólogos, por sua vez, além de terem uma sólida formação teórica, têm também diversas aulas práticas, com disciplinas desenvolvidas no campo.

No Brasil, os cursos de graduação de geografia e geologia são bastante tradicionais e estão presentes na maioria das instituições públicas do país. Algumas universidades que possuem a graduação para ambos os cursos são as seguintes: Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

Campo de atuação e o papel do Confea na regulamentação da profissão – As normas diretamente relacionadas à profissão dos geógrafos são: a Lei 6.664/79, a Lei nº 7.399/85; o Decreto nº 85.138/80 e o Decreto nº 92.290/86. Para os geólogos, é a Lei 4.076/62. Além de definir as competências destes profissionais, de acordo com os normativos, o órgão responsável pela normalização e fiscalização do exercício destas profissões é o Sistema Confea/Crea.

Sendo assim, em 22 de agosto de 2005, o Conselho Federal baixou a Resolução 1010 que dispõe sobre a regulamentação das atribuições e competências dos profissionais inseridos no Sistema. Por meio dela, o profissional poderá ter suas atribuições ampliadas e o seu registro será emitido de acordo com as disciplinas cursadas durante a graduação. Poderão ser agregadas outras competências desde que haja comprovação de que tenha cursado disciplinas formativas ou feito cursos de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado ou doutorado), sempre, neste caso dos geólogos e geógrafos, dentro do Grupo da Engenharia, obedecidos logicamente os limites de coerência da atribuição requerida e sua formação.

Número de profissionais no Brasil – O Sistema de Informação Confea/Crea (SIC) é o banco de cadastro de profissionais. De acordo com os dados, até o momento, constam cerca de 2.800 geógrafos e engenheiros geógrafos e 6.400 geólogos e engenheiros geólogos registrados atualmente.

Mercado de trabalho – A geografia e a geologia têm um vasto mercado de trabalho. Procura-se no geógrafo a capacidade de analisar e interpretar aspectos econômicos, físicos e sociais dinâmicos. A crescente preocupação com o meio ambiente tem feito com que este profissional seja mais solicitado. Ele pode atuar na elaboração de relatórios, laudos, perícias, participando de licenciamentos ambientais e projetos urbanos, rurais e ambientais.

O geólogo, no seu cotidiano, se dedica à busca de recursos naturais, construção de grandes obras, gerenciamento de problemas ligados ao solo e água e prevenção de acidentes naturais, sempre na busca do desenvolvimento sustentável.

*Tânia Carolina Machado
Equipe de Comunicação do Confea