1° vice-presidente do Crea-MT destaca troca de experiência e união entre regionais na Soea

15 de agosto de 2023, às 11h54 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Com mais de 5 mil participantes do Sistema Confea/Crea e Mútua de todo Brasil a 78° Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea/2023), encerrou com “chave de ouro” ao propor aos participantes interatividade, experiências e “network”. Para a 1° vice-presidente do Crea-MT, eng. agrônoma, Lys Sueli Barco, a Soea deste ano foi uma oportunidade única para que os profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o país se reunirem e trocarem experiências. Durante o evento foram realizadas palestras, workshops, painéis e mesas redondas, além da ExpoSoea, que contou com exposição de produtos e serviços relacionados as modalidades da engenharia, agronomia e geociências.

“ A Semana Oficial da Egenharia e da Agronomia, no meu ponto de vista, é uma oportunidade do sistema Confea/ Crea e Mútua promover a integração e a valorização das diversas modalidades que compõem o sistema, auxiliando na reciclagem e no aprimoramento dos profissionais e contribuindo para o desenvolvimento do país”, disse Lys.

O evento nacional contou com mais de 160 palestras divididas em 78 painéis.  A 79ª edição será realizada na capital baiana, de 07 a 10 de outubro de 2024, ano em que a cidade completa 475 anos. Em seu último discurso em Soea à frente do Confea, o presidente Joel Krüger listou os pontos altos desta edição. “A Soea de Gramado alcançou o maior número de participantes da história, a quem ofereceu uma programação com temas estratégicos tanto para nossos profissionais  como para o país”, frisou. A transversalidade dos temas que abrangem políticas públicas foi a linha mestre dos “debates que discutiram o presente e apontaram caminhos que podem ajudar o país na conquista da soberania em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional”.

Sobre os assuntos da agenda global, Krüger lembrou que o Prêmio Nobel Rattam Lal ensinou sobre agricultura e sustentabilidade para o planeta, apontando novos conceitos e a importância do tema para o mundo. “Ficamos orgulhosos e felizes em ouvir do Prêmio Nobel, que ‘nunca tinha visto um evento tão grandioso e bem organizado, com tantos engenheiros reunidos debatendo importantes assuntos’. Tenho certeza de que cada palavra do mestre Rattam Lal tem um profundo sentido e muito conhecimento”, comentou.

Destaque para o novo marco do Programa Mulher. “A missão dada na Soea do ano passado foi cumprida. Das 27 unidades federativas, 20 já têm entidades de mulheres profissionais”, citou, sendo aplaudido pela plateia, que também comemorou a proposta de instituição do Crea Baby para aumentar ainda mais a participação das mulheres na Soea da Bahia. Além disso, o Confea assinou a adesão à “Certificação de boas práticas no combate à violência contra as mulheres”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em conjunto com o Instituto .Nosso objetivo é estabelecer o compromisso de envidar os esforços necessários para divulgação e implementação do Selo de Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências”, assegurou o presidente.

A presidente do Crea-RS, Nanci Walter, anfitriã da 78° Soea, agradeceu a participação de todos. “É hora de dar um até logo, guris e gurias. Neste momento, os sentimentos que vêm à mente são gratidão e orgulho em ver que a Semana da Engenharia e da Agronomia de Gramado foi palco de tantos encontros, debates, palestras, discussões sobre os mais diversos assuntos e que foram levados para as rodas de conversas. Pessoas diferentes com ideias convergentes no mesmo ambiente em prol de um objetivo: a inovação para o desenvolvimento sustentável, não só do nosso país, mas para todos. Assuntos e temas de extrema relevância transitaram por todas nossas querências.

Texto: Cristina Cavaleiro, com informações do Confea/ fotos:  Igor Bastos