Coordenador da CEEF do Crea-MT palestra sobre ética para alunos de Engenharia Florestal da UFMT

22 de agosto de 2023, às 16h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT, eng. florestal Cícero Ramos, ministrou palestra sobre o sistema Confea/Crea/Mútua nesta segunda-feira (21.08) para os alunos da disciplina “Legislação e Ética Profissional” do 7º semestre do curso na Universidade Federal de Mato Grosso.

Para a presidente do Regional Mato-grossense, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, a formação ética dos engenheiros é uma preocupação constante do sistema Confea/Crea/Mútua, responsável pelo registro e fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica no Brasil. E considerou importante que os cursos de engenharia promovam a discussão sobre legislação e ética profissional, a fim de que os futuros engenheiros estejam conscientes da importância de agir de forma ética na vida profissional.

O encontro foi realizado a pedido da professora doutora eng. florestal Carla Cristina Cassiano à Associação Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (Amef) de maneira remota durante a aula em sala e teve como objetivo debater sobre ética profissional, bem como apresentar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso e a sua estrutura organizacional, com foco nas entidades de classe associadas e as câmaras especializadas.

Alguns dos tópicos discutidos foram: o papel da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT (CEEF) e da Amef, a qual desde 1979, atua em prol da engenharia florestal e do meio ambiente no estado.

“A CEEF analisa, julga e decide em primeira instância os assuntos relacionados à área de atuação da engenharia florestal, bem como na elaboração de parâmetros, orientações e normas dos procedimentos de fiscalização dessas atividades”, disse Cícero.

Durante a apresentação destacou que o Crea-MT é um órgão público de autarquia federal tem como objetivo proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizando o profissional e definindo as penalidades, sempre zelando pela ética profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Sobre o Sistema Confea/Crea de Mato Grosso, foi enfatizado que atualmente, mais de 35 mil profissionais se encontram registrados, destes, mais de 1.600 são engenheiros florestais.

Já sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), pontuou que a instituição oferece soluções em benefícios diferenciados, que proporcionam melhor qualidade de vida, ajudando os profissionais a alcançarem seus objetivos pessoais.

A doutora Carla destacou que encontros como esse são importantes para que os discentes entendam a importância do CREA/CONFEA na regulamentação e na fiscalização da sua futura profissão. E que o conselho está aberto à participação de todos mediante as entidades de classe, no nosso caso a AMEF.

“A apresentação do conselheiro, eng. florestal Cícero, aproximou o conselho dos estudantes e permitiu um melhor entendimento ao trazer uma visão realista e transparente sobre o funcionamento do conselho, além de destacar a significância da CEEF”, disse a engenheira.

Ainda segundo Carla, foi enfatizada a necessidade de uma postura ética nas atividades profissionais e no convívio social fortalecendo a profissão, pois ao compreender o sistema, os discentes estão melhor preparados para se tornarem profissionais responsáveis e íntegros.

Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro)