Conselheiro do Crea-MT ministra palestra sobre “ Legitimidade da Propriedade Rural e Urbana” em SP
19 de setembro de 2023, às 15h01 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Conselheiro do Crea Mato Grosso, eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini, realizou no dia 16 de setembro palestra com o tema “Legitimidade das Propriedades Rural e Urbana- A Engenharia na Legalização e Legitimação da Propriedade Rural e Urbana, e na Garantia de Investimentos Rurais e Urbanos” na sede da Associação Guaratinguetaense de Engenheiros e Arquitetos (AGEA) no município de Guaratinguetá no Estado de São Paulo.
“A ideia é levar minha experiência profissional para outros profissionais e também à sociedade, difundindo conhecimento que poderá servir como uma base de referência para aqueles que ainda não vivenciaram trabalhos com os temas que foram apresentadas. Temas esses que buscam gerar mais segurança técnica, colaborando também nas questões jurídicas para atender as normas e leis vigentes do país. Visando também participar da busca das condições técnicas para proporcionar qualidade de vida a todos”, explicou o eng. Carlos Michelini.
Durante a exposição foram abordados assuntos como as questões fundiárias, regularização da propriedade e da edificação, georreferenciamento, meio ambiente e avaliação de imóveis.
Ainda segundo o eng. agrimensor Michelini, também foram exemplificados estudos de casos dos temas abordados na palestra, retratando as experiências vividas por ele em mais de quatro décadas atuando na engenharia. Finaliza ele dizendo que esses eventos colaboram e auxiliam no processo de aprendizagem e na troca de experiências entre os participantes.
O eng. Carlos Roberto Michelini, também representa Mato Grosso na Câmara Nacional Especializada de Engenharia de Agrimensura, Cartografia e Geografia, além de ser autor dos livros: “Legitimidade da Propriedade Rural” e “Legitimidade da Propriedade Urbana”. As obras literárias objetivam esclarecer questões da regularidade da propriedade urbana e rural, orientando o leitor quando do investimento imobiliário, e no cumprimento das leis e normas técnicas.
A realização do encontro foi feita pela AGEA em parceria entre o Confea, Crea-SP e Mútua/SP.
Texto: Ana Frutuoso (com a supervisão de Cristina Cavaleiro)