Reunião Extraordinária da CEEF Fortalece Fiscalização e Aprimoramento Profissional

1 de novembro de 2023, às 8h57 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Na última reunião extraordinária da Câmara Técnica de Engenharia Florestal (CEEF) do Conselho Regional de Engenheira e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o tema central foi a fiscalização. É incumbência do conselho regional garantir que produtos e serviços sejam entregues à sociedade sob a responsabilidade de profissionais e empresas legalmente habilitados. Isso implica em evitar a atuação de indivíduos não qualificados, que não possuem o conhecimento necessário para a prática profissional adequada. A presença desses profissionais sem habilitação coloca em risco a população, viola princípios legais de administração pública, e resulta na produção de peças técnicas deficientes e na execução de serviços sem fundamentos técnicos e científicos sólidos, podendo causar danos irreparáveis a toda sociedade.

Na reunião, estiveram presentes Jakson Paulo da Silva, Gerente de Fiscalização do Crea-MT, e Dra. Renata Viviane da Silva, Consultora Jurídica do CIPEM. Foram discutidos diversos assuntos relacionados à fiscalização do regional, incluindo a necessidade de aprimoramento de conhecimentos específicos na área da engenharia florestal, especialmente em empreendimentos de base florestal no estado.

Diante dessas questões, foi proposto que os profissionais responsáveis pela fiscalização no Crea-MT participem de atividades de capacitação e treinamento junto aos seus colegas do Crea-RS, no Rio Grande do Sul. O objetivo é adquirir expertise na fiscalização de empreendimentos de base florestal, aproveitando o conhecimento acumulado pelo conselho regional do Rio Grande do Sul desde 2009, quando implementaram sua normativa 03/2009.

“Esta iniciativa reforça nosso compromisso em assegurar que a engenharia florestal em Mato Grosso seja conduzida por profissionais qualificados, protegendo tanto nossos cidadãos quanto o meio ambiente que nos cerca”, informa o coordenador da CEEF, Eng. florestal Cícero Ramos Pereira da Silva.