Crea-MT presente no 1º Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua

8 de novembro de 2023, às 12h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso esteve presente no 1º Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua – Encop, que aconteceu no dia 07 de novembro, em Brasília-DF. O evento contou com a participação das 27 coordenadoras dos Programas Mulher dos Conselhos Regionais e teve como objetivo fazer um balanço dos trabalhos do ano e planejar as ações do próximo exercício.

A coordenadora do Programa Mulher do Crea-MT, geóloga Sheila Klener, disse que o encontro foi muito importante devido à troca de experiências vividas por todas as regiões. “O encontro serviu para mostrar ações exitosas que ocorreram nos Estados e que podem inspirar outros programas”, pontuou Sheila.

Durante a abertura, o presidente em exercício do Confea, eng. Eletricista Evânio Nicoleit, celebrou que o propósito inicial do Programa foi alcançado. “Hoje temos 27 coordenações do Programa Nacional. Alcançamos 200 mil profissionais mulheres registradas no Sistema, ou 17%. Quando começamos, tínhamos 11% de conselheiras, hoje temos 18%”, comemorou o presidente.

Nicoleit explicou que o Encop passou a integrar o calendário oficial de encontros nacionais do Confea. “Não tenho dúvida de que este 1º Encop trará contribuições, os propósitos são nobres. Espero que debatam ações para que possamos construir um projeto de nação com a devida contribuição da Engenharia, da Agronomia e das Geociências. Discutam também como a Engenharia pode contribuir com o desenvolvimento gerando emprego e renda e dignidade para crianças que vivem contexto de violência contra a mulher. Podemos educar, aliás, temos obrigação de educar crianças, jovens e adultos para que respeitem mulheres e o exercício profissional”, completou o presidente.

Após a dissolução do dispositivo de honra, todas as coordenadoras se apresentaram e, em seguida, uma representante de cada região apresentou ações daqueles grupos, como realização de eventos, lives, palestras, lançamentos de livros e campanhas.

Representando o Crea-MT, a coordenadora do Programa, geóloga Sheila Klener, apresentou as ações desenvolvidas no estado, que foram: Palestra sobre violência de Gênero em parceria com a OAB Mulher; Moção de Aplausos oferecidas pela AL/MT em comemoração ao dia da Mulher na Engenharia; e Audiência Pública na AL/MT para discutir Equidade de Gênero e combate ao Feminicídio. Na oportunidade, Sheila Klener também convidou todas as profissionais do sistema a participarem do Programa Mulher. “Quanto mais profissionais participarem, mais forte o programa se torna”, concluiu.

No período da tarde, a conselheira e integrante do Comitê Gestor, eng. mec. Michele Costa, relembrou toda a trajetória até que o Programa se consolidasse e reforçou com as coordenadoras as orientações para 2024, como, por exemplo, a importância do Comitê indicar a coordenadora do Programa Mulher antes do Encontro de Líderes, de promover os eventos das regiões conforme os fóruns regionais dos presidentes de Crea e de manter os quatro Encontros Nacionais das Coordenadoras do Programa.

Para assistir o evento na íntegra:

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT