Crea-MT participa de Workshop sobre os desafios e inovações na Engenharia Elétrica

1 de dezembro de 2023, às 17h48 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) apoiou o 2º Workshop promovido pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE) realizado nos dias 27 a 29 de novembro, no Auditório do Bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Com o tema “Desafios e Inovações na Engenharia Elétrica: construindo o futuro”, o evento teve 21 palestras ministradas por renomados profissionais da área, durante 17 horas de programação, e teve como ênfase a discussão de ideias inovadoras e a apresentação de soluções para os desafios atuais e futuros da engenharia elétrica.

Na abertura, a presidente da AMEE eng. eletricista Adriana Dussel agradeceu os palestrantes que aceitaram o convite e a presença dos participantes, e comentou sobre a importância da realização do evento e do apoio do Sistema: “O segundo workshop da AMEE além de aprimorar o conhecimento técnico da classe profissional da engenharia elétrica de MT, ainda é uma grande oportunidade de ampliar nossas redes de relacionamentos, pois o networking é muito valioso para a nossa vida profissional. O sistema Confea/Crea e Mútua foi vital para o fortalecimento da AMEE, fazendo com que mais engenheiros eletricistas entendam a importância da associação”, enalteceu Adriana.

Representando a Mútua, a eng. sanitarista Suzan Lannes mostrou um vídeo sobre a caixa de assistência dos profissionais dos Crea-MT e os benefícios disponibilizados para os profissionais do sistema Confea/Crea, esclareceu dúvidas dos participantes sobre o assunto e aproveitou a oportunidade para convidar todos que possuem registro no Conselho a serem associados.

Em sequência, a presidente em exercício do Crea-MT, eng. agrônoma Lys Sueli Barco elogiou a AMEE pela iniciativa e explicou que o Workshop é um dos projetos de parcerias celebrados por entidades de classe com o Conselho, dando ênfase nos benefícios que essas parcerias trazem aos profissionais do Sistema, como a oportunidade de aperfeiçoarem seus conhecimentos.

No evento ainda ocorreram palestras ministradas pelo coordenador da câmara de engenharia elétrica do Crea-MT, eng. eletricista Diogo Vogel, que abordou o empreendedorismo na engenharia elétrica, e pelo vice-presidente da AMEE conselheiro eng. eletricista Walter Aguiar, que discutiu a inter-relação entre a crise climática e a segurança nas instalações elétricas, trazendo dados alarmantes e propondo soluções práticas.

A recém-eleita diretora da Mútua eng. civil Marciane Prevedello Curvo, apresentou o tema do Laudo Técnico de Vistoria Predial (LTVP), destacando a importância da recente regulamentação estadual para a segurança das edificações e o papel central do Crea-MT nesse processo.

Entre os destaques, o mestre e doutor engenheiro eletricista e Dr. Hélio Sueta, também pesquisador do IEE/USP, ofereceu uma visão abrangente sobre a norma NBR 5419, a eng. de seg. do trabalho Valéria Adelaide discutiu sistemas de proteção contra descargas atmosféricas em áreas classificadas, e a especialista e mestre em energias renováveis e fundadora da “Energês”, eng. de energia Joiris Manoela Dachery, trouxe “insights” sobre as tendências emergentes e a nova era da energia.

O evento também foi palco para uma mesa de debate sobre o papel das mulheres na engenharia elétrica, reforçando a importância da diversidade e inclusão no setor. O Workshop ainda contou com a presença de representantes da Energisa, do Corpo de Bombeiros e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT).

Para acessar a galeria com todas as fotos do evento, clique aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.