Produção de grãos em 2007 cresce 13,7% e bate recorde

8 de janeiro de 2008, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A safra de grãos de 2007 ficou em 133 milhões de toneladas, valor 13,7% maior que a obtida em 2006, quando totalizou 117 milhões de toneladas. A estimativa de fechamento foi divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o país bate um novo recorde, superando a sua maior produção, de 123,6 milhões, obtida em 2003 (o levantamento começou a ser feito em 1972). Os dois principais produtos, soja e milho, corresponderam a 82% da produção e foram os que apresentaram a maior área plantada, 20,6 milhões e 9,2 milhões de hectares, respectivamente.

O gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, Neuton Rocha, disse que o recorde de produção foi uma conseqüência dos preços elevados, especialmente de soja e grão, no mercado internacional.

“Há uma demanda muito grande de alimentos por parte de países como China e Índia, que estão consumindo mais. Além disso, os Estados Unidos estão retendo o milho para a produção de etanol, o que favorece a exportação do produto por parte do Brasil”, afirmou Rocha.

Entre os vinte cinco produtos analisados, quinze apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior.

Fonte;Agência Brasil