Cerâmica vermelha foi destaque em curso no Crea-MT

11 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

O estudo das argilas e preparação da massa cerâmica para a fabricação de blocos e telhas foram alguns dos temas discutidos no curso de “Noções Básicas do Processo Produtivo da Cerâmica Vermelha” realizado de 26 a 30 de novembro no auditório do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

O evento foi voltado para microempresários, geólogos entre outros profissionais do seguimento, e, fomentou o associativismo/cooperativismo, a formalização e capacitação técnica, fornecendo informações sobre planejamento, operação e gestão de empreendimentos de minero – cerâmicos.

O curso foi organizado pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (SENAI-PI), Crea-MT, o Departamento Nacional de Aprendizagem Industrial (DNPM) e o Ministério de Minas e Energia (MME).

Durante os quatro dias do evento foram mostrados desde o desenvolvimento ao processo da fabricação da cerâmica vermelha, e os problemas que podem surgir durante a fabricação do produto. Os participantes também puderam observar os principais complementos adicionados no preparo da argila para que a mesma se agregue no formato correto da fabricação desejada.

“O maior objetivo do curso é fazer com que os profissionais conheçam e discutam a importância da preparação da massa para o processo produtivo da cerâmica dessa espécie”, destacou a engenheira química e gerente de qualidade do (SENAI-PI), Celina Monteiro.

*Cristina Cavaleiro
AScom/Crea-MT