Crea-MT trabalha para ter 100% dos prédios de inspetorias próprios
27 de setembro de 2016, às 12h30 - Tempo de leitura aproximado: 6 minutos
O Estado de Mato Grosso possui uma das maiores dimensões territoriais do país, são 903.357km² com 141 municípios, daí a necessidade de descentralizar as ações do CreaMT, principalmente quanto à fiscalização. Por isso, são instaladas as inspetorias por região.
Elas são extensões técnico-administrativas da Sede com o objetivo de auxiliar os profissionais e a comunidade nos assuntos relacionados às profissões abrangidas pelo Sistema. Cada unidade significa maior presença e proximidade do Conselho com os profissionais.
Dentre as principais funções está a fiscalização de obras e serviços técnicos, a divulgação da legislação do Sistema Confea/Crea e Mútua e do Código de Ética e a mobilização da categoria com cursos, palestras e seminários, contribuindo com o aprimoramento do exercício profissional.
As inspetorias já somam 27 com a sede na capital e 12 delas com prédios próprios. Possuem em sua maioria veículos para fiscalização, onde a frota é permanentemente atualizada e monitorada via internet.
Conheça um pouco da estrutura física atual do Regional mato-grossense:
-
Mirassol D´Oeste, localizada a 290 km da capital uma sede de 208,03m² de área construída num terreno de 450m², com espaço para entidades de classe, agentes fiscais e administrativos e um auditório. Está localizada na rua Alexandre dos Santos, centro, compreende: São José dos Quatros Marcos, Araputanga, Porto Esperidião, Figueiropolis D´Oeste e Glória D’Oeste.
-
-
A região de Juara congrega quase 200 profissionais habilitados e 100 empresas registradas no Crea-MT, mas a tendência é que esses números aumentem nos próximos anos com a diversificação do agronegócio na região. Por isso um prédio com 189m² em terreno de 523,41m². Conta com espaço para funcionamento administrativo e de fiscalização, salas para entidades de classe, auditório e estacionamento, tudo atendendo às normas brasileiras de acessibilidade.
-
-
A inspetoria de Campo Verde possui 184,35m² de área construída em 450m² de terreno doado pela prefeitura, localizado na rua Rio de Janeiro, lote 19, quadra 13, no bairro Jardim Cidade Verde. A inspetoria atende também os municípios de Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Riolândia, concentrando um universo de 336 profissionais e 164 empresas registradas somente nesta região que tende a crescer a cada ano que passa.
-
-
Jaciara – Localizada a 150km da capital possui 150 m² distribuídos em salas para atendimento administrativo, fiscalização, auditório, entidade, copa e eventos. A unidade atende também Juscimeira, São Lourenço de Fátima e São Pedro da Cipa alcançando a 128 profissionais e 83 empresas registradas.
-
-
O prédio da Inspetoria do Crea-MT no município de Sorriso, foi construída com recursos próprios em terreno doado pela Prefeitura, possui 250m² e está localizada na Avenida Otávio de Souza Cruz, nº 311, no Centro. Além da estrutura padrão possui auditório para até 150 pessoas. A inspetoria abrange os municípios de Boa Esperança, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Vera. Estão cadastrados 544 profissionais e 391 empresas na região.
-
-
A Inspetoria Regional de Canarana, localiza a 836 km da Capital, foi edificada na Rua Vista Gaúcha, nº 433 – Lote 40, bairro Nova Canarana, para atender ao menos 419 profissionais registrados no Crea e 161 empresas da área tecnológica em funcionamento.
-
-
Nova Mutum – Com 250m², construída em terreno doado pela prefeitura como as demais, possui espaço para administração, fiscalização, entidades de classe e auditório. Construído com recursos próprios e do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas (PRODESU).
-
-
Juína, noroeste de Mato Grosso também foi contemplada com prédio próprio da Inspetoria do Crea-MT. A Unidade possui 395 profissionais registrados e 191 empresas da engenharia e da agronomia atuantes na região. É responsável por fiscalizar não somente Juína, mas também as cidades de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Rondolandia e Terra Roxa.
-
-
Juara – A região congrega quase 200 profissionais habilitados e 100 empresas registradas no Crea-MT. O prédio possui 189m² de área construída em 523,41m² de terreno.
-
-
Campo Novo do Parecis – Está localizada na Rua Belém, Nº642, Setor NE, Quadra 37B, Lote 13, Bairro Centro. Reúne atualmente 324 profissionais registrados e 147 empresas do setor tecnológico, além de importante instituição de ensino superior, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
-
Reformas
-
O prédio da Inspetoria do Conselho em Sinop (510 km ao Norte de Cuiabá) apesar de já estar construído recebeu recentemente reforma nos dois pavimentos que totalizam de 324m2 edificados em local privilegiado da cidade.
-
-
O prédio que leva o nome do Engenheiro Civil já falecido Sátyro Pohl Castilho que ocupou os cargos de prefeito da cidade de Rondonópolis, presidente do Crea-MT, entre outros também recebeu atenção com reforma; a inspetoria de Rondonópolis fica a 212 quilômetros ao Sul de Cuiabá. A sede do Conselho na capital não podia deixar de ganhar a interligação entre os dois prédios e cobertura, uma mudança na estrutura física que além de acessibilidade aos prédios proporcionou segurança e mobilidade aos funcionários e profissionais das intempéries do tempo.
-
-
Também não podemos esquecer a inspetoria de Primavera do Leste, uma das primeiras a possuir prédio próprio.
-
-
O Crea-MT ainda possui inspetorias em 14 cidades, sendo que em quatro delas o Regional mato-grossense já ganhou terreno e está em fase de licitação para as obras de construção do prédio – Diamantino, Cáceres, Sapezal, Guarantã do Norte; em duas os imóveis serão adquiridos prontos – Pontes e Lacerda e Várzea Grande; já nos municípios de Tangará da Serra, Colíder, Água Boa, Vila Rica, Barra do Garças, Alta Floresta, Comodoro e Lucas do Rio Verde, o Conselho mantém estruturas alugadas.