Crea-MT apoia evento sobre recursos hídricos e planejamento territorial

18 de dezembro de 2023, às 17h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) esteve presente no evento “XII GEO políticas: recursos hídricos e planejamento territorial”, que abordou temáticas relacionadas à construção do desenvolvimento sustentável do país. O evento aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, no auditório do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e também foi disponibilizado aos inscritos a opção pela participação online.

O evento contou com palestras sobre temas que envolvem a defesa civil e a gestão de cidades, cartas geotécnicas e zoneamento territorial, gestão de recursos hídricos, bases de dados e gestão territorial, importância dos dados técnicos para o setor privado e os desafios do Brasil até a COP 30. Na ocasião, também foram realizadas mesas redondas com temas relacionados a diversas áreas profissionais, integrando diferentes tópicos que representam grandes desafios para os próximos anos, tanto na atuação técnico-científica quanto na construção do desenvolvimento sustentável do país.

Entre os principais assuntos discutidos no evento, estão os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tais como Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

O presidente da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO) e professor na UFMT, geólogo Caiubi Kuhn, comenta que o evento é uma oportunidade de integrar várias frentes da sociedade. ”O evento integra, de pesquisadores a comunidade, para discutir temas que são cada vez mais importantes de serem debatidos, como as mudanças climáticas e a gestão dos recursos hídricos, que impactam diretamente na nossa qualidade de vida de toda a população”, pontua Caiubi.

A geóloga Daiane Brum destacou que, no evento, os participantes tiveram oportunidade de debater temas importantes para Mato Grosso e para o Brasil, como o ordenamento territorial. “As diversas palestras realizadas proporcionaram criar um espaço diálogo que pode ajudar a encontrar soluções para os desafios futuros”, disse Daiane.

O evento é uma realização da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT), em parceria com o Crea-MT, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a FEBRAGEO, a Faculdade de Geociências e o Curso de Engenharia de Minas da UFMT.

Para conferir todas as fotos do evento, acesse aqui.

Texto: Assessora da Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.