Plenária de março é marcada por aprovação de indicações para receberem honrarias pelo Sistema Confea/Crea
11 de março de 2024, às 15h52 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
A sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) do mês de março foi marcada pela aprovação dos indicados para serem homenageados pelo Sistema Confea/Crea com medalha do mérito, inscrição no livro do mérito e menção honrosa. Na ocasião, também foram julgados 23 processos de infração à legislação, 03 decisões Ad Referendum, 01 cadastramento de curso de nível superior e 02 revisões de atribuição. A reunião aconteceu na quarta-feira (06), no plenário Eng. civil Rubens Paes de Barros Filho.
A mesa foi composta pelo presidente do Crea-MT eng. civil Juares Samaniego, 1° vice-presidente eng. agrônoma Lys Sueli Barco, 2º vice-presidente eng. agrônomo Márcio Eduardo Forti, diretor administrativo eng. civil Heitor Ribeiro Teixeira, vice-diretor administrativo eng. florestal André Luís Torres Baby, diretor financeiro eng. civil Darci Lovato, diretora-geral da Mútua eng. Sanitarista Suzan Lannes e conselheiro federal geólogo Mário Cavalcanti.
A coordenadora da Comissão de Mérito desta Regional, eng. civil Rejane Mara Castiglioni, explicou que as indicações dos profissionais e instituições a serem homenageados pelo Sistema foram feitas pelas entidades de classe e submetidas à apreciação da Comissão, que aprovou 14 nomes. “A Comissão do Mérito aprovou 14 indicações e encaminhamos para o Plenário votar em 03 dos indicados, sendo um para cada honraria”, complementa Rejane.
As honrarias do sistema, regulamentadas pela Resolução do Confea n.º 1.085/2016, se dividem em medalha do mérito, para a congratulação dos profissionais vivos; livro do mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade; e a menção honrosa, que é destinada às instituições como reconhecimento das contribuições para melhoria dos serviços prestados pelo Sistema e pela Mútua ou para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e sustentável do país e para a qualidade de vida das pessoas.
Para receber a medalha de mérito, os indicados foram o eng. eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, pelo Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT); o eng. eletricista Danilo Ferreira de Souza, pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE); o eng. civil Augusto Cesar Marques dos Santos, pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC); o eng. sanitarista Marcio de Jesus Mecca, pela A Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientalistas de Mato Grosso (AESA); o eng. civil Délcio José Bolzan, pela UNIDEP; a eng. agrimensora Regina Pagliuso Siqueira de Oliveira, pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE); o eng. agrônomo Osmar Szenczuk, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL); e o eng. agrônomo Eder Novaes Moreira, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso (AEAS).
Já para ter o nome inscrito no livro do mérito, foram indicados o eng. civil José Augusto da Silva, pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (SENGE); o eng. agrônomo Carlos Ten Caten, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa (AEAAB); o eng. civil Fernando José Teixeira de Almeida, pela ABENC; e o eng. agrônomo Enrique Pouyú Rojas, pela AEAS.
Para receber menção honrosa, as indicadas foram a Mediape Mediação, Arbitragem e Recuperação de Empresas e Perícias Ltda, pelo IBAPE, e a Construtora São Benedito, pelo SENGE.
Após elencar todos os indicados, o presidente deu início a votação e, por maioria dos votos, o Plenário aprovou às indicações do eng. eletricista Marcos Vinicius Santiago Silva, para medalha do mérito; do eng. civil José Augusto da Silva, para inscrição no livro do mérito; e da Construtora São Benedito, para menção honrosa.
A cerimônia de entrega das honrarias será realizada durante a 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (79ª SOEA), que acontecerá de 7 a 10 de outubro de 2024, em Salvador/BA.
Texto: Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara.