Petrobras lança programa social com investimentos de R$ 1,2 bilhão até 2012
22 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
em projetos com foco em Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, Educação para a Qualificação Profissional e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo da iniciativa é atender nos próximos seis anos cerca de quatro milhões de pessoas diretamente e 14 milhões de forma indireta, além de alcançar outros 27 milhões de pessoas com ações de comunicação e difusão da cidadania.
O programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras pretende ampliar o horizonte de atuação na área social com um processo de gestão aprimorado pela empresa. Ele visa contribuir para a redução da pobreza e da desigualdade e tem como temas: gênero, igualdade racial, pessoas com deficiência, pescadores e outros povos e comunidades tradicionais. Dentre as diretrizes do programa figuram o respeito à diversidade, a prioridade à juventude, a sinergia com políticas públicas e a busca pela sustentabilidade dos resultados produzidos pelas ações.
Segundo a Petrobras, o novo programa dará continuidade às ações do Petrobras Fome Zero, que investiu R$ 386 milhões em cerca de dois mil projetos no período de 2003 a 2006, em todos os estados brasileiros, beneficiando cerca de 11 milhões de pessoas. Agricultura Familiar com Ênfase no Biodiesel, Hortas Comunitárias em Faixas de Dutos, Molhar a Terra, Rede de Reciclagem de Resíduos, Mova Brasil e Siga Bem Criança são alguns exemplos de projetos implantados pelo Fome Zero.
O evento de lançamento do novo programa marca também a abertura da seleção pública anual de projetos que possibilita o acesso de organizações sociais, em todo o Brasil, aos recursos da Petrobras.
“A Petrobras veio aqui demonstrar uma coisa que eu acho que todos nós precisamos aprender: muito dinheiro na mão de poucos significa concentração de renda. Pouco dinheiro na mão de muitos, mesmo que seja um pouquinho na mão de muitos, significa distribuição de renda”, destacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento do programa.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República