Grupo de Trabalho do Crea-MT executa plano de acessibilidade

21 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Conselheiros estão criando espaços para a troca de experiências entre segmentos, no cuidado com a pessoa deficiente e o meio ambiente

O Grupo de Trabalho sobre acessibilidade do Crea-MT, coordenado pelo conselheiro e técnico em edificações Givaldo Dias de Campos, vem se reunindo com os poderes Executivo e Legislativo da capital e de municípios do interior do estado com o objetivo de envolver e conscientizar a sociedade a respeito do tema acessibilidade.

Em suas palestras Givaldo apresenta toda a legislação vigente sobre o assunto, sugere a realização de audiências públicas, a implantação de câmaras técnicas ou grupos de trabalhos, e, a modificação da legislação urbana.

“O GT do Crea tem buscado estimular os diversos setores da sociedade da importância da inclusão do deficiente físico, intelectual e de pessoas com mobilidade reduzida, quer seja definitiva, quer seja temporária. Já com o poder público e com profissionais do sistema buscamos o comprometimento de que serão realizadas alterações nos atuais mecanismos de produção e gestão de serviços, equipamentos, edifícios, ajustados às condições físicas das pessoas com deficiência”, justificou Givaldo.

A implantação do GT ocorreu em fevereiro deste ano e definiu como políticas internas de inclusão social para o Conselho o treinamento de funcionários, a avaliação de 22 imóveis, a elaboração de projetos arquitetônicos, a execução de obras, e, a implantação de acessibilidade em documentos, folders e internet.

“Já visitamos a Câmara de Vereadores de Cuiabá e de Nova Mutum, secretários municipais, participamos do 3º Seminário Nacional de Acessibilidade em Pernambuco, e, já estamos organizando novas reuniões ainda para este ano”, informou.

De acordo com o presidente do Crea-MT, engenheiro Tarciso Bassan, em 2007 foi realizada a fiscalização comum em 21 inspetorias e na sede em Cuiabá, a Fiscalização Preventiva e Integrada em edificações, além de vistorias e notificações em órgãos públicos de Cuiabá e Várzea Grande. “Daremos todo o apoio Às ações que envolvam o assunto e, vale ressaltar que encaminhamos as notificações da FPI não atendidas aos ministérios públicos Estadual e Federal”, lembrou Bassan.

*Rafaela Maximiano
Ascom/Crea-MT