Programa Mulher do Crea-MT promove curso de defesa pessoal para as profissionais
24 de abril de 2024, às 15h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Programa Mulher do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) promoveu um curso de defesa pessoal para as profissionais do Sistema. Encerrado nesta segunda-feira (22), o curso teve 6 encontros divididos em aulas orientadas pelo instrutor Leonardo Bocchese e, no último módulo, contou com a presença da palestrante delegada Dra. Jannira Laranjeira. A iniciativa foi da coordenadora do Programa, a geóloga Sheila Klener, que participou ativamente de todos os encontros.
Com o intuito de expor as mulheres à existência da possibilidade de defesa em casos de agressão, várias orientações foram trabalhadas. Entre elas, a consciência situacional, que visa evitar áreas de perigo ou reconhecê-las, usar a voz, um fator útil para chamar a atenção de outras pessoas, e a comunicação firme, que faz entender que dizer “não” é uma possibilidade, foram detalhadamente trabalhadas pelo professor.
Leonardo Bocchese, praticante de krav maga há 12 anos e professor de defesa pessoal, ensinou diversas técnicas para as participantes. De forma simples, mas eficaz, ele preza pela autodefesa das mulheres. “A defesa pessoal é uma habilidade crucial para todas as pessoas, independentemente do gênero. No entanto, para as mulheres, essa habilidade pode ser ainda mais vital em certas situações”, expressou.
Ao longo dos dias de capacitação, outros pontos foram abordados: entender os pontos de vulnerabilidade pessoal, buscar apoio e recursos, e construir um plano de ação. Nisso, um vínculo de força mútua em um assunto tão delicado foi criado e tratado com naturalidade. O fim do curso se deu com uma palestra da delegada da Delegacia da Mulher, Dra. Jannira Laranjeira.
A geóloga Sheila Klener destacou a importância da capacitação: “A defesa pessoal não se trata apenas de técnicas físicas, mas também de estar mentalmente preparada e consciente do seu ambiente. É sobre capacitar-se e tomar medidas proativas para sua própria segurança”, afirmou a coordenadora do Programa Mulher.
Para conferir as fotos do evento, clique aqui.
Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara