AEST promove curso de sistemas de controle de temperatura e extração de fumaça
3 de maio de 2024, às 17h17 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
Nos dias 29 e 30 de abril, a inspetoria de Várzea Grande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) sediou o curso sobre Sistemas de Controle de Temperatura e Extração de Fumaça. Fornecido pela Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (AEST/RMVRC), em parceria com a Associação Mato-Grossense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest), o curso foi ministrado pelo presidente da Aest/Rmvrc, eng. Paulo Fernando.
O curso destacou a necessidade de um projeto bem elaborado e testes confiáveis para garantir a efetividade do sistema ao longo de sua vida útil. Apesar dos custos e espaço ocupado, é fundamental compreender a importância técnica e a competência necessária para sua instalação e manutenção. A extração de fumaça pode ser mecânica ou natural, enquanto o suprimento de ar pode ser realizado de forma similar. A coordenação do sistema, geralmente acionada por um sistema de detecção de fumaça, é essencial para garantir sua eficácia.
Segundo a diretora técnica da AEST/RMVRC, eng. civil e de segurança do trabalho Aledir Pereira de Magalhães: “A fumaça sempre foi a grande vilã dos incêndios em geral” evidenciando a necessidade de um sistema de controle de temperatura e extração de fumaça.
A tragédia na Boate Kiss em 2013, onde muitas vidas foram perdidas devido à inalação de gases tóxicos, também evidencia a importância desses sistemas. Por essa razão o curso enfatizou diversos aspectos, incluindo a extração de fumaça, suprimento de ar de compensação e controle, fundamentais para a criação de um ambiente seguro em caso de incêndio.
A capacitação teve carga horária de 8 horas e um certificado de conclusão.
Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos