Capacitação para a nova indústria

9 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançaram ontem em Cuiabá o programa “Educação para a nova indústria”, que deverá qualificar cerca de 87 mil trabalhadores da indústria mato-grossense até o final de 2010. Para tanto, serão investidos R$ 140 milhões em um prazo de quatro anos. O programa significará incremento de cerca de 30% no atendimento à educação profissional pelas redes do Sesi e Senai.

Na avaliação dos técnicos, o desafio é expandir a oferta de oportunidades de formação de recursos humanos com alta qualidade, visando o atendimento das demandas regionais. “Temos inúmeras indústrias chegando ao nosso Estado e o que iremos fazer é preparar mão-de-obra qualificada para atender estas empresas”, afirma o diretor regional do Senai, Gilberto Figueiredo, lembrando que a qualificação dos trabalhadores nas diferentes regiões contribui para a estruturação de uma indústria cada vez mais forte e competitiva.

Figueiredo informou que para este ano a expectativa é matricular pelo menos 20 mil trabalhadores em todas as áreas da indústria, disponibilizando aprendizagem industrial e ensino técnico.

Essas metas foram definidas com base nos dados coletados de pesquisa de identificação das demandas por capacitação profissional e serviços técnicos e tecnológicos em Mato Grosso, apontando que 66% das empresas estavam com uma utilização superior a 70% de sua capacidade instalada e que 88% dos estabelecimentos pesquisadores eram de pequeno e médio portes (menos de 500 empregados). Ainda de acordo com a pesquisa, as grandes empresas concentravam mais de 56% dos empregos.

Figueiredo lembrou que a demanda por recursos humanos mais qualificados nas empresas tem impacto sobre o conteúdo da formação dos novos profissionais e requer a modernização da infra-estrutura tecnológica das escolas. Nesse sentido, ele anunciou que, a partir do próximo ano, o Sistema Fiemt irá oferecer a Faculdade de Tecnologia do Senai. Já estão sendo investidos R$ 1 milhão para a estruturação do curso voltado para a área de alimentos.

“Estamos preparando os trabalhadores e as indústrias para competir com maior eficiência no mercado, daí o nosso interesse em formar técnicos capacitados para o atendimento desta demanda”. Informou que nos próximos anos “teremos que disponibilizar pelo menos cinco mil técnicos nas mais diversas áreas do setor industrial”.

O Senai está concluindo também uma escola no Distrito Industrial, tendo já recebido mais de 500 matrículas.

O Senai e o Sesi vão buscar novas parcerias com o governo e prefeituras municipais, visando o fortalecimento da educação profissionalizante. “Vamos migrar os cursos técnicos para os de Tecnologia, colocando-os na dimensão de ensino superior”, informou Figueiredo.

O superintendente regional do Sesi, Luiz Augusto Moreira da Silva, diz que a instituição está preocupada em melhorar a qualidade do ensino. Ele anunciou a criação de escolas que irão funcionar em regime integral, desde o maternal até à 8ª série. Serão ofertadas duas mil vagas para as escolas que serão implantadas em Cuiabá e Várzea Grande. Além dessas, o Sesi pretende criar escolas congêneres também em Rondonópolis e Sinop, sul e norte do Estado, respectivamente.

Fonte:Diário de Cuiabá