Crea-MT e entidades realizam ações em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

24 de maio de 2024, às 11h41 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Crea-MT em parceira com a Prefeitura de Cuiabá, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá (SMADESS) , Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Mútua, Associação Matogrossense de Engenheiros Florestais, Associação dos Engenheiros Sanitaristas/Ambientalistas de Mato Grosso, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso e Associação dos Engenheiros Ambientais do Mato Grosso, promoverá nos dias 4 e 5 de junho dois eventos alusivos a data.

Participam da atividade ainda o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (JUVAM), com o objetivo de mobilizar a sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na Capital e o Projeto Cuiabá Mais Verde.

Juiz de Direito Titular da Vara de Meio Ambiente, Dr. Antonio Horácio da Silva Neto.

No dia 4, um evento técnico com palestras do Juiz de Direito Titular da Vara de Meio Ambiente, Dr. Antonio Horácio da Silva Neto, do Procurador de Justiça, Dr. Wesley Sanches Lacerda.

Engenheiro florestal e professor do departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, Maurício Ballensiefer

O engenheiro florestal e professor do departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Paraná, Maurício Ballensiefer abordara a importância da preservação do meio ambiente, fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades e do campo. A atividade acontecerá a partir das 18h na sede do Crea-MT em Cuiabá.

Procurador de Justiça, Dr. Wesley Sanches Lacerda.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o presidente do Crea-MT e Secretário da SMADES, Juares Samaniego, ao lado de diretores, conselheiros e funcionários do CREA-MT e das entidades envolvidas realizaram o plantio de 200 mudas de árvores frutíferas, de paisagismo e de sombreamento no Parque da Família, construído pela Prefeitura de Cuiabá junto ao Pantanal Shopping e inaugurado em 2019.

Presidente do Crea-MT e Secretário da SMADES, Juares Samaniego.

Segundo Samaniego o plantio de árvores é uma atividade técnica e para que a árvore tenha saúde é fundamental o acompanhamento de profissionais da agronomia ou da engenharia florestal, no plantio e manejo. “A arborização urbana é fundamental em diversos aspectos, mas é necessário ter estudos antes de desenvolver o projeto de implantação e não simplesmente plantar árvores aleatoriamente”, destaca.

O engenheiro florestal, diretor e coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-MT, André Luis Torres Baby, ressalta os principais benefícios da arborização urbana: sombra para pedestres, proteção contra o vento, redução do impacto causado pela água da chuva, redução da sensação térmica, entre outros. Por isso, ações como essa que estamos promovendo trará um bem-estar a nossa população.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma plataforma global para inspirar mudanças positivas. Pessoas de mais de 150 países participam desse dia internacional das Nações Unidas, que celebra a ação ambiental e o poder dos governos, empresas e indivíduos para criar um mundo mais sustentável. O evento é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde sua criação em 1973.

Serviço:

Inscrições: https://forms.gle/LnibYMU4Ne6KXW6m7