Dia Nacional do Geólogo: Conselheira destaca a importância dos profissionais da área

29 de maio de 2024, às 17h09 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

No dia 30 de maio é comemorado o Dia Nacional do Geólogo. A geologia estuda a Terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução, por meio do entendimento dos processos internos e externos responsáveis por suas transformações. O geólogo, por sua vez, além de dar atenção a esses aspectos da terra, se preocupa em entender como essas condições atingem a sociedade e seus efeitos para a vida.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) parabeniza os geólogos e os homenageia em uma entrevista especial feita com a geóloga Sheila Klener,  que também é conselheira e presidente do programa Mulher do Crea-MT. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sheila é mestre em geologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e foi professora universitária por 15 anos. Atualmente, atua como servidora pública na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) é Presidente da Associação Profissional dos Geólogos de Mato Grosso (AGEMAT).

Crea-MT: O que te inspirou a seguir a carreira de geóloga?

Sheila: Tive um professor no ensino médio que era Geólogo. Ele foi minha primeira referência.

Crea-MT: Como você enxerga o papel dos geólogos na sociedade, principalmente em relação a sustentabilidade dos recursos naturais disponíveis?

Sheila: Cada dia vemos mais geólogas e geólogos sendo citados e entrevistados, para falar sobre os processos de transformação na paisagem do nosso planeta. Profissionais da geologia são treinados para entender a dinâmica da Terra. Geólogos são capazes de desenvolver processos de utilização dos recursos minerais, da forma mais ambientalmente responsável possível. Por isso sempre a necessidade deve contratar um profissional da geologia para desenvolver atividades específicas da area da geociências .

Crea-MT: Quais são os desafios que você enfrenta no seu dia a dia como geóloga e como você acredita que esses desafios impactam a sua capacidade de desempenhar suas funções eficazmente?

Sheila: Os maiores desafios que um profissional da geologia sente é a conciliação entre a utilização dos recursos minerais e a sustentabilidade ambiental. Essa atividade passa por uma grande demanda nos aspectos ambientais, técnicos e legais, fazendo com que muitas vezes o coletivo não veje com bons olhos as atividades de extração de bens minerais, por exemplo. A sociedade muitas vezes esquece que os recursos minerais que extraímos são responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade moderna.

Crea-MT: Pode nos falar um pouco sobre as diferentes áreas de trabalho dentro da geologia?

Sheila: A geologia estrutural analisa falhas, dobras e processos tectônicos que moldam a crosta terrestre. A geologia sedimentar estuda sedimentos e rochas sedimentares para entender a história e ambientes antigos da Terra. A geologia econômica foca na exploração e avaliação de recursos minerais e energéticos, como metais e combustíveis fósseis. A geofísica usa métodos como sismologia e magnetometria para investigar o interior da Terra e processos tectônicos. A paleontologia estuda fósseis para compreender a evolução dos organismos e os ambientes antigos. A hidrogeologia investiga a distribuição e movimento das águas subterrâneas e a gestão sustentável dos recursos hídricos. A geoquímica analisa a composição química das rochas, minerais, solos e águas, e os processos químicos naturais. A geologia ambiental estuda os impactos das atividades humanas e processos naturais, visando mitigar riscos e gerenciar recursos. A vulcanologia estuda e monitora vulcões e suas erupções, analisando seus efeitos. A geologia marinha explora processos geológicos em ambientes marinhos e a topografia do fundo dos oceanos.

Crea-MT: O que um profissional da área de geologia deve considerar relevante para um bom desempenho na profissão?

Sheila: Ter um bom entendimento de química, física, biologia e matemática é essencial, pois a geologia integra conceitos dessas disciplinas para estudar a Terra. Desenvolver habilidades em técnicas geológicas, como mapeamento de campo, análise de amostras, uso de softwares de modelagem geológica e interpretação de dados geofísicos e geoquímicos. Ganhar experiência prática através de trabalhos de campo é crucial. A observação direta de formações geológicas, coleta de amostras e interpretação de estruturas em campo são habilidades indispensáveis. Manter-se atualizado com as últimas pesquisas e desenvolvimentos na área. Participar de conferências, workshops e cursos de atualização ajuda a conhecer novas técnicas e descobertas. Ser capaz de comunicar claramente os resultados e conclusões das pesquisas, tanto de forma escrita quanto verbal. Isso inclui a elaboração de relatórios técnicos, artigos científicos e apresentações. Desenvolver a capacidade de pensar criticamente e resolver problemas complexos. Geólogos frequentemente precisam interpretar dados incompletos e fazer julgamentos com base em evidências limitadas. E principalmente considerar os impactos ambientais e sociais das atividades geológicas. Seguir práticas éticas e sustentáveis é crucial, especialmente em áreas como exploração mineral e gestão de recursos hídricos.

Crea-MT: Alguma dica para os futuros profissionais da área?

Sheila: Ao focar nessas áreas citadas, futuros geólogos podem se preparar para uma carreira bem-sucedida e gratificante, contribuindo para o entendimento e a gestão sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT.