Resolução 1.010 é tema de palestra no Maranhão
6 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
As Inovações na Formação Superior: Engenharia Tronco e os Impactos no Exercício Profissional, provocados pela Resolução 1.010, do Confea, foram os temas da palestra proferida pelo prof. Paulo Roberto da Silva, na noite de ontem, na Faculdade Atenas Maranhenses, em São Luis (MA).
Consultor da área de Educação Superior do MEC, Paulo Roberto atraiu a atenção de profissionais, professores e coordenadores de cursos, diretores de cursos técnicos e de pós-graduados das áreas tecnológicas, interessados em avaliar os primeiros resultados da resolução que estará totalmente implantada em 2012.
Paulo Roberto acredita que os objetivos dos novos paradigmas educacionais são preparar profissionais aptos a conduzir uma formação continuada, privilegiar o conjunto e conhecimentos básicos, desenvolver atitudes de questionamento científico e trabalho em equipe, o senso de responsabilidade social, econômica e ética profissional. Segundo ele, engenharia é sinônimo de tecnologia.
“É preciso que se crie uma estrutura universitária compatível, sem isso não haverá ensino de qualidade”, garante. Além disso, o professor destacou a importância da interação entre Sistema Confea/Crea e o Sistema de Formação Profissional.
Resolução 1.010
Paulo Roberto destacou a questão dos impactos da Resolução 1.010, do Sistema Confea/Crea, nas atividades profissionais. O diploma, segundo ele, não se vincula às atribuições profissionais, pois é credencial acadêmica. Cabe ao Confea estabelecer requisitos para o exercício eficaz da profissão, quer em termos éticos ou técnicos. Ele concluiu que se deve considerar a graduação como formação inicial; a formação plena se dará com as especializações na pós-graduação strito ou lato sensu. A relação diploma / qualificação para o exercício profissional credencia hoje no âmbito acadêmico-científico e não para competência de tarefas profissionais.
A Resolução 1.010, criada em 22 de agosto de 2005 pelo Confea, dispõe sobre a regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Crea, para efeito de fiscalização do exercício profissional.
Fonte:Crea-MA