Três dias de engenharia no Meio do Mundo

5 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

3ª reunião da coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil teve balanço positivo feito pelos 27 coordenadores regionais que participaram do encontro, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro no auditório do Macapá Hotel, no Amapá.

Na primeira noite do encontro, os coordenadores foram recepcionados com um jantar regado a iguarias regionais, oferecido pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorge Amanajás, que também é engenheiro civil.

O coordenador da CCEEC, Francisco Ladaga, em nome de seus colegas coordenadores, agradeceu a calorosa recepção, reafirmando o propósito – confirmado nos dias que se seguiram – de fazer dessa última reunião ordinária da CCEEC no Amapá palco de discussões de alto nível técnico que resultem na apresentação e aprovação de propostas que irão consolidar o trabalho desenvolvido nas câmaras regionais no decorrer do ano.

Pauta
Depois de três dias de uma intensa agenda de debates, foram apresentadas e aprovadas 53 propostas e proposituras que serão sistematizadas e encaminhadas às diversas comissões para posterior apreciação do Confea.

O conjunto de propostas apresentado foi construído pelos grupos de trabalhos (GTs) formados com o objetivo de debater uma pauta com nove temas relacionados à engenharia civil no âmbito do Sistema, tendo o Pacto Profissional e Social, e o projeto Pensar o Brasil, como abordagens principais.

Os temas técnicos debatidos durante o encontro foram permeados por outros de interesse social, como acessibildiade urbana e engenharia pública, que o Sistema Confea/Crea tem debatido em diferentes instâncias políticas, tanto no congresso nacional como nas assembléias legislativas dos estados e câmara de vereadores.

Mérito
Para o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-AP, João Lamarão, as propostas apresentadas e aprovadas pelo colegiado de coordenadores tem o mérito de poder modificar para melhor a atividade dos profissionais que exercem a engenharia civil no país. “Como a partir de 2008 estarei cumprindo o período de interstício, me sinto particularmente realizado por ter conseguido trazer essa última reunião ordinária da CCEEC para o Amapá”, disse.

O presidente do Crea-AP, eng. Agrônomo Luiz Alberto Freitas Pereira, ressaltou a ousadia em se realizar uma reunião da CCEEC no Estado. “Isso só foi possível graças ao apoio de parceiros como o governo do Amapá e a Assembléia Legislativa, que têm dois profissionais do Sistema no comando”, comentou.

Palestra
O encerramento da 3ª reunião da CCEEC, ocorrida no Amapá, foi marcado pela palestra “O papel da assessoria parlamentar e sua importância para as profissões do Sistema Confea/Crea”, proferida pela eng. e arq. Carmem Eleonôra, assessora parlamentar do Confea.

De caráter mais informativo do que técnico, a palestra destacou o trabalho incansável que o Confea vem promovendo junto ao congresso nacional, onde várias matérias de interesse do Sistema e da sociedade estão tramitando.

No total, são mais de 120 Projetos de Lei tramitando na Câmara e no Senado, entre os quais o que trata da criminalização do exercício ilegal das profissões regulamentadas pelo Sistema e o da federalização do plenário do Confea. “Isso sem contar os temas transversais ligados à habitação e ao meio-ambiente, que são bandeiras sociais históricas pelas quais o Sistema vem lutando”, informa Carmem Eleonôra.

Durante a palestra, Carmem também fez um balanço das atividades desenvolvidas pela assessoria parlamentar em 2007. “Foram mais de 100 visitas ao parlamento”, revelou.

Segundo ela, um dos resultados desse trabalho foi a participação de cinco senadores e doze deputados federais na abertura da 2ª etapa do CNP, que aconteceu em outubro, na capital federal.

Fonte:Crea-AP