Crea-PR vistoria Aeroporto de Londrina

1 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Doze inspetores e técnicos do Crea-PR do Paraná iniciaram ontem uma série de vistorias em prédios públicos federais de Londrina para verificar, a pedido do Ministério Público, a estrutura física e a acessibilidade das construções. O aeroporto foi escolhido como primeiro local a ser avaliado pelo conselho, que deverá vistoriar ainda os prédios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Receita Federal e da Polícia Federal, entre outros.

Segundo o gerente regional do Crea, Jefferson Oliveira da Cruz, estão previstas outras três vistorias para este ano. ”Por enquanto faremos apenas uma vistoria por mês, mas conforme a disponibilidade de pessoal passaremos para duas vistorias mensais no próximo ano”, informou.

Ainda conforme Cruz, foram convidados representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das associações de deficientes físicos e visuais do município para participar da visita ao aeroporto. Ontem foram feitas duas abordagens: a fiscalização preventiva integrada, que avaliou a estrutura das instalações, e a fiscalização das condições de acessibilidade do aeroporto. Os resultados devem ser divulgados somente no ano que vem.

Paulo Lima, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (Adefil), avaliou como boa a acessibilidade do aeroporto londrinense, que conta com banheiros adaptados e elevador. ”A calçada e a guia precisam de melhorias, assim como o piso, que não é antiderrapante”, declarou.

Para Almir Escatambulo, da Associação dos Deficientes Visuais de Londrina (Adevilon), faltam estímulos sonoros que auxiliem o trânsito do deficiente visual pelo aeroporto. Ele ressaltou o piso tátil da calçada como um ponto positivo.

Segundo ele, a vistoria de prédios públicos é uma iniciativa ”interessante e muito boa”. No entanto, ele sugeriu que a fiscalização deveria ter começado pelos prédios da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Londrina. ”A Prefeitura é um dos lugares mais inacessíveis do município e a Câmara também. Aliás, a cidade inteira tem problemas, principalmente nas calçadas”, completou.

Segundo o gerente regional do Crea, após a vistoria, os inspetores encaminharão um relatório à Câmara Especializada de Acessibilidade do Conselho Regional, em Curitiba, que terá 90 dias para analisar os dados e enviar um parecer final para o Ministério Público.

Em avaliação prévia, ontem à tarde, os inspetores destacaram a falta de corrimão em duas alturas nas escadas, mas acentuaram a presença de escadas, elevadores e banheiros adaptados para o público com necessidades especiais.

Fonte: Folha de Londrina