Mato Grosso inicia vacinação contra aftosa em mais de 26 milhões de bovinos

1 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Mais de 26 milhões de cabeças dos rebanhos bovino e bubalino começam a ser vacinadas em Mato Grosso, na terceira e última etapa desse ano da Campanha de Erradicação da Febre Aftosa, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), com a parceria do Fundo de Erradicação da Febre Aftosa (Fefa).

Nesta etapa que vai de 1º a 30 de novembro, considerada a mais importante pelo órgão de defesa sanitária, por imunizar todo o rebanho mato-grossense, terá reforço maior na região de fronteira do Estado. Os proprietários devem comunicar o Indea da vacinação até o dia 10 de dezembro. Na região do Pantanal, a vacinação será realizada até 15 de dezembro pelo intenso período de chuvas, e o comunicado deve ser feito até o dia 23.

O presidente do Indea, Décio Coutinho tranqüiliza os proprietários quanto à comercialização das vacinas e enfatiza a importância da campanha para Mato Grosso. “São 28 milhões de doses no mercado e o engajamento de todos nesse trabalho é que nos dá a condição sanitária de conseguir a cada ano a superação nos índices vacinais”, disse Décio.

Há quase doze anos, Mato Grosso não registra nenhum caso da doença e a cada etapa, o esforço do Estado é ampliar a cobertura vacinal. Nesse ano, as duas etapas de fevereiro e maio atingiram 99,23% e 98,4% respectivamente. Em 2006, o índice foi o maior de todos os anos, 99,45% do rebanho imunizado.

A região de Alta Floresta, que tem um dos maiores rebanhos do Estado no ano passado alcançou 99,97% de imunização do gado, o mais alto de todo o Estado.

“As três etapas de vacinação são fundamentais na prevenção da doença. Os animais jovens, por exemplo, recebem três doses por ano, o que reforça sua imunidade e capacidade maior de resposta ao vírus”, destaca o presidente do Indea.

Médicos veterinários do Indea concluíram nesta quarta-feira, em Cuiabá, um curso de atualização sobre os procedimentos de vacinação contra aftosa. No curso foi abordada a mais recente Instrução Normativa editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que unifica as instruções anteriores e torna ainda mais rigorosas as medidas constantes do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção à Aftosa (Pnefa).

O Mapa assina também com o Indea na próxima semana, o convênio que libera R$ 7,706 milhões destinados à ações de sanidade e controle animal, em especial na campanha contra a aftosa. Os recursos, conforme assinala Décio Coutinho, vão auxiliar as etapas do próximo ano, sendo que para esta última de 2007 os investimentos já estão assegurados.

Em todas as propriedades em um raio de até 15 km da região de fronteira com a Bolívia, a vacinação será assistida com a presença de técnicos do Indea. São 300 propriedades com 389 mil cabeças de gado, sendo 103 em Cáceres, quatro em Comodoro, 127 em Porto Esperidião e 146 em Vila Bela da Santíssima Trindade.

Para os assentamentos e comunidades tradicionais, o Fefa contratou 240 vacinadores para a vacinação, que além da imunização, trabalham também a conscientização dos pequenos produtores.

Desde a semana passada as revendas de Mato Grosso já estão com as doses da vacina disponíveis à comercialização.

A campanha em Mato Grosso possui três etapas que atingem os rebanhos conforme a idade. Em fevereiro, é imunizado o rebanho com idade até 12 meses; em maio até 24 meses e em novembro todas as idades.

Essa etapa da Campanha contra a Aftosa é realizada em todos os estados brasileiros e também na Bolívia, que tem duas etapas anuais. Duzentas e sete milhões de cabeças de bovinos e bubalinos devem ser imunizadas em todo o Brasil.

Fonte:Secom/MT