AMEF celebra Dia do Engenheiro Florestal com ciclo de palestras

19 de julho de 2024, às 15h32 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Dia do Engenheiro Florestal é comemorado em 12 de julho. Em celebração à data, o Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) recebeu um Ciclo de Palestras organizado pela Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF). O evento contou com a participação da Sema-MT, INDEA, CIPEM, Dr. Antônio Horácio da Silva Neto da Vara Especializada de Meio Ambiente e do Engenheiro Florestal Dr. Joésio Siqueira. Temas relevantes para a profissão foram discutidos, promovendo a integração entre profissionais e a sociedade.

A engenharia florestal e o engenheiro florestal desempenham um papel crucial na garantia da exploração sustentável dos recursos florestais para a produção de bens e serviços. Suas atividades incluem a avaliação dos ecossistemas, o manejo florestal e o desenvolvimento de pesquisas sobre sementes e produtos florestais.

Durante o evento, foi abordado o surgimento da Engenharia Florestal na América Latina, graças à Sub-Comissão sobre Florestas Inexploradas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A iniciativa, motivada pela importância ambiental e econômica das florestas nativas no período pós-guerra, visou a produção de produtos florestais como madeira e energia, sendo de extrema importância para a área.

A AMEF lembrou que, no Brasil, a criação da Escola Nacional de Florestas em 1960 marcou o início do desenvolvimento do setor florestal no país. Com o apoio da FAO, foi estabelecido o primeiro curso de Engenharia Florestal, inicialmente em Viçosa-MG, e depois transferido para Curitiba, na UFPR, em 1963.

Engenheiros e engenheiras florestais têm contribuído significativamente para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil. No estado, há cursos de engenharia florestal em Cuiabá, Alta Floresta, Sinop, Cáceres e Jaciara. Este ano, o curso na UFMT-Cuiabá comemora 50 anos.

Na oportunidade, o Presidente da AMEF, Diogo Baicere, enfatizou os objetivos da reunião: “A Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais, que completa 45 anos este ano, reitera seu compromisso com a defesa da sociedade, buscando a excelência na prestação de serviços relacionados ao manejo e uso sustentável das florestas.”

Presidente da AMEF, Diogo Baicere

Comemorando o 12 de julho, o Coordenador Nacional da Engenharia Florestal, Cícero Ramos, agradeceu: “Houve menção do Dia do Engenheiro Florestal na tribuna do Senado Federal pela Senadora Rosana Martinelli (MT) e isso é motivo de orgulho para todos os profissionais da Engenharia Florestal no MT e no Brasil.”

Cícero Ramos

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT e Cícero Ramos. Fotos: Igor Bastos