Crea-MT fiscaliza aterros sanitários e controlados no estado

22 de julho de 2024, às 16h51 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nos dias 4 e 19 de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), através de sua equipe de fiscalização, realizou operações em diversos aterros sanitários e controlados da região. Entre os locais vistoriados estavam o Orizon Aterro Sanitário e Eco Ambiental em Cuiabá, e a Sanorte Saneamento Ambiental Ltda em Sinop e Sorriso-MT. Os fiscais responsáveis, Andrielson Sobreira e Eunice Lenke, conduziram as inspeções em alinhamento com a Nota Técnica 1/2023 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

As fiscalizações são parte de um esforço contínuo para garantir que os municípios estejam em conformidade com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PLANARES), instituído pelo Decreto nº 11.043 de 13 de abril de 2022. O PLANARES tem como objetivo melhorar a gestão de resíduos sólidos no Brasil, com metas como o encerramento de lixões, a recuperação de 50% dos resíduos e a destinação adequada do restante em aterros sanitários

.

A ação do Crea-MT assegura que os procedimentos de coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sejam realizados de forma ambientalmente adequada, minimizando riscos à saúde pública e impactos ambientais adversos. Além disso, entre os dias 12 e 16 de agosto, a fiscalização continuará com uma Ação Fiscal Direcionada em todos os aterros sanitários e lixões dos municípios base dos agentes fiscais, estendendo-se até o mês de outubro.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.