AMEF promove palestra para estudantes de engenharia florestal da UFMT

14 de agosto de 2024, às 13h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Na manhã desta segunda-feira (12), a Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (AMEF) organizou uma palestra online a pedido da professora doutora engenheira florestal Carla Cristina Cassiano. A apresentação, ministrada pelo coordenador nacional da CEEF,
eng. florestal Cícero Ramos foi voltada para alunos da disciplina de Legislação e Ética Profissional do 7º semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, teve duração de uma hora.

O objetivo do evento foi abordar aspectos fundamentais da Legislação e Ética Profissional, com ênfase no sistema Confea/Crea/Mútua e na atuação da Câmara Especializada de Engenharia Florestal de Mato Grosso (CEEF). Durante a palestra, destacou-se a importância das associações que dão suporte ao Crea-MT, especialmente à AMEF, que desde 1979 tem se dedicado à defesa da Engenharia Florestal no estado.

Na oportunidade, a professora doutora Carla Cristina Cassiano enfatizou a importância. “Tenho frequentemente convidado representantes da AMEF e conselheiros do CREA-MT para expor aos discentes do curso de Engenharia Florestal a relevância do Conselho e das Associações na promoção da segurança e valorização da nossa profissão. Essas palestras são fundamentais para fortalecer o entendimento dos estudantes sobre o papel dessas entidades na sua futura atuação.”, concluiu

A Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF) do Crea-MT, que foi tema central da palestra, é responsável por analisar, julgar e decidir, em primeira instância, assuntos relacionados à área de atuação da engenharia florestal. Além disso, a CEEF elabora parâmetros, orienta e estabelece normas para os procedimentos de fiscalização dessas atividades.

Entre as competências dos profissionais, estão o estudo e uso sustentável dos recursos florestais, manejo e conservação do meio ambiente, inventário e manejo florestal, tecnologia de produtos florestais e produção florestal. As principais áreas de atuação, de acordo com o artigo 10 da Resolução nº 218/73 do Confea, incluem engenharia rural, construções para fins florestais, silvicultura, inventário florestal, melhoramento florestal, recursos naturais renováveis, ecologia, defesa sanitária florestal, tecnologia e industrialização de produtos florestais, edafologia, ordenamento e manejo florestal, mecanização na floresta, implementos florestais, economia e crédito rural para fins florestais, entre outros serviços correlatos.

 

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT.