Crea-MT sedia palestra sobre aplicação da Lei do Bem

20 de agosto de 2024, às 19h15 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Na manhã desta terça-feira (20), o plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) sediou  uma palestra sobre a aplicação da Lei do Bem, organizada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e ministrada por Marconi Albuquerque, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Durante o evento, Albuquerque apresentou a Lei do Bem, um importante instrumento gerenciado pelo MCTI que oferece incentivos fiscais às empresas brasileiras para que invistam em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento (P&D) e inovação.

A Lei nº 11.196/2005 institui incentivos fiscais destinados às pessoas jurídicas que operam no regime de Lucro Real e que realizam atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação. A palestra destacou os benefícios que a Lei do Bem proporciona às empresas, oferecendo um panorama estatístico sobre a participação de empresas em todo o país, incluindo as de Mato Grosso. Foram apresentados dados relevantes, como o número de empresas envolvidas, a quantidade de projetos submetidos, o volume de investimentos realizados e o montante de renúncia fiscal obtido por meio da adesão à lei.

O evento teve como principal objetivo divulgar a potencialidade da Lei do Bem, não apenas para empresas, mas também para Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). Conforme ressaltado por Albuquerque, a disseminação desse tipo de informação é crucial para alavancar investimentos em P&D e inovação, ajudando as empresas a se tornarem mais competitivas e inovadoras.

Marconi Albuquerque

O professor Adriano Breunig, um dos organizadores do evento, reforçou a importância de eventos como esse para fortalecer a colaboração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a inovação no estado de Mato Grosso.

Adriano Breunig

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Assessoria de Comunicação do Crea-MT.