Área tecnológica firma Pacto profissional

25 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A 2ª etapa do Congresso Nacional de Profissionais reúne delegados de todo o país para concluir propostas para o setor

Começa hoje (dia 25) e segue até sábado, no auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, a segunda etapa do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), registrados no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Participarão do evento engenheiros, arquitetos e agrônomos de todo o país, eleitos por seus pares profissionais para votar as propostas que irão compor o Pacto Profissional e Social da categoria.

O próximo passo será um constante trabalho nos poderes Legislativo e Executivo para por em pratica as propostas dos profissionais para a categoria. Conforme o coordenador do Pacto Profissional, Argemiro Mendonça, haverá uma ampla mobilização com o objetivo de oferecer apoio aos projetos de lei que viabilizarão colocar em prática as propostas aprovadas durante o CNP. A conclusão dos trabalhos será no sábado, com as propostas formalizadas em documento entitulado “Carta de Brasília”.

A primeira etapa do CNP foi realizada no Rio de Janeiro, de 15 a 18 de agosto. Na oportunidade, os delegados eleitos em eventos prévios, os Congressos Estaduais de Profissionais, aprovaram por unanimidade 24 propostas. Outras 22 serão discutidas nessa segunda etapa para compor a Carta, que formará as bases para o Pacto Profissional e Social da área tecnológica.

Entre os assuntos que estão em debate, destaca-se a representação federativa no plenário do Confea, já aprovado na primeira etapa e objeto do Projeto de Lei nº 123 de 2006, em tramitação no Congresso. Outros temas são o Sistema multiprofissional, voto direto e não-obrigatório; a instituição da residência profissional; a limitação dos plenários dos Conselhos Regionais, entre outros.