Mato Grosso promove seminário com foco em ecodesign e meio ambiente

25 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O evento será nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, com abordagens nas áreas de móveis, artesanato, moda e jóias. Paralelamente, ocorre o Salão de Design

Com o tema ecodesign e meio ambiente, começa nesta quinta-feira, 25/10, no Centro de Eventos do Pantanal, o V Seminário Estadual de Design, com palestras e discussões sobre design envolvendo os segmentos de móveis, artesanato, moda e jóias. Simultaneamente, ocorre o Salão de Desing, com peças e objetos de Mato Grosso e de outros estados, cujo design prima pela questão da sustentabilidade.

Promovido pelo Sebrae/MT, Governo do Estado e Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, o evento conta ainda com apoio da Associação de Joalheiros de Mato Grosso (Ajomat), Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário (Sindimóvel) e Sindicado do Vestuário de Mato Grosso (Sindivest).

A diretora do Sebrae/MT, Leide Garcia Novaes Katayama, explica que o seminário, que ocorre anualmente, é uma oportunidade dos profissionais e estudantes da área pararem para pensar sobre o assunto. “Este é um processo contínuo visando o engajamento das empresas para que o design se tornar algo permanente”, destaca.

Com duração de dois, quinta e sexta (25 e 26/10), das 14 às 17 horas, o seminário terá, além das seis palestras, o Salão de Design reunindo 40 peças – móveis, artesanato, jóias e confecção – produzidas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Rondônia.

O seminário será aberto às 14 horas, com uma palestra sobre Certificação de Floresta a ser ministrada pelo palestrante José de Castro, da Universidade Federal de Viçosa (MG), que vai falar sobre a certificação florestal de produtos no mercado do mundo globalizado. A segunda palestra Design de Artesanato, com o palestrante Renato Imbroisi e finalizando o primeiro dia do evento, Flávio de Sarno, da Nó Design, empresa paulista que vem desenvolvendo projetos completamente inovadores, calcados em novas formas de pensar. Ele fala sobre as intervenções do design na vida de um produto.

As palestras de sexta-feira são Ecodesign, o Design Feito com consciência ambiental:

Isto é suficiente para alcançar a sustentabilidade ambiental?, título que segundo o palestrante Dr. Biagio Fernando Giannetti considera como provocativo. “É abordagem de tema de interesse para projetistas interessados no eco-design como uma ferramenta, essencial, para alcançar a desejosa sustentabilidade ambiental”, resume.

Segundo ele, o conceito ecodesign baseia-se em “dez regras de ouro” relacionadas com: minimização ou eliminação de substâncias tóxicas, redução do consumo de energia de materiais e aumento da vida útil. No entanto, ele explica, “esses critérios básicos são muitas vezes contraditórios. Geralmente, o atendimento de uma regra implica no não atendimento de outra.”

O designer Lars Diederichsen fala sobre design de jóias. Nascido na Cidade do México, ele trabalha como consultor para várias instituições como o PNUD, Sebrae, Senac, Senai, Fundação Cultural do Tocantins, entre outras.

A técnica do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), Cecília Carvalho, fala sobre design de moda e apresenta o Caderno de Tendências SENAI/CETIQT para o inverno 2008, que apresenta propostas calcadas em cinco tribos, ambientais, tecnológicos, instantâneos, pensadores e contemporâneos.

O seminário será nesta quinta e sexta, 25 e 26/10, das 14 às 17 horas, no Centro de Eventos do Pantanal. As inscrições custam R$ 20,00 (R$10 par estudantes) e as vagas são limitadas.

Serviço: (65) 3648-1200

Ingressos – (65) 3623-9548