Engenheiro florestal palestra no Congresso de Direito Agrário
23 de setembro de 2024, às 17h43 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na tarde de 20 de setembro de 2024 (sexta-feira), o engenheiro florestal Lucas Alencar da Silva Nogueira, associado na Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), proferiu uma palestra no Congresso de Direito Agrário, promovido pela 1ª Subseção da OAB em Rondonópolis-MT. O tema discutido foi “Classificação de Fitoecologia de Propriedades Rurais no Estado de Mato Grosso”.
Durante a palestra, ele enfatizou a importância da atuação de um profissional legalmente habilitado. Segundo Lucas, projetos de classificação de tipologia vegetal demandam conhecimento técnico e normativo, trazendo benefícios tanto para os proprietários quanto para a sociedade, ao contribuírem com os serviços ecossistêmicos. Por essa razão, a presença de um engenheiro florestal é fundamental para garantir que as propriedades rurais estejam em conformidade com a legislação vigente.
O palestrante também ressaltou que a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) segue as bases de dados do projeto RADAM Brasil, um programa de sensoriamento remoto criado para mapear os recursos naturais do país. Explicou que em casos de discordância com os dados do RADAM, é necessário elaborar um estudo de tipologia vegetal, regulamentado pelo Decreto nº 1.025, de 29 de julho de 2021. Ele ainda fez uma análise das principais mudanças legislativas que impactaram essa classificação, destacando os decretos nº 2.365, de 09/02/2010, n° 660 de 06/10/2020 e o próprio Decreto 1025 de 2021, que, com suas alterações, vêm aprimorando os critérios de classificação de vegetação no Estado de Mato Grosso.
Eventos como esse, na opinião do palestrante, são fundamentais para fomentar a troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas e destaca a importância dos profissionais da Engenharia Florestal. no âmbito das atividades florestais que regem o Estado de Mato Grosso.
Lucas Alencar, é associado da Associado Mato-grossense de Engenharia Florestal, engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – (Campus Sinop), com especialização em Perícia e Licenciamento Ambiental pela Faculdade Católica de Cuiabá-FCC e graduando em Agronomia pela Faculdade Anhanguera-Rondonópolis-MT e sócio-proprietário da Geo Florestal MT, atuando principalmente nas áreas Assessoria e Licenciamento Ambiental, Vistorias Técnicas, Laudos Ambientais e Recuperação de áreas Degradadas.
Texto e Fotos: Lucas Alencar da Silva Nogueira.