Crea-PR e entidades fiscalizam 300 quilômetros da malha rodoviária

22 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Foi realizada na semana de 15 a 19 de outubro, em todo o Paraná, Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da malha rodoviária do Estado, numa iniciativa do Crea-PR e de entidades como o DER, DNIT, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal Rodoviária, Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Sindicatos e Associações ligadas às atividades profissionais. Passaram por fiscalização nove trechos rodoviários totalizando mais de 300 quilômetros.

Durante a ação foram verificadas questões como sinalização, obras de drenagem, pontes, problemas na pavimentação, dentre outros. Segundo o diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge) e representante do Grupo de Trabalho (GT) Transporte, engenheiro civil Paulo Sidnei Carreiro Ferraz, um dos grandes problemas das rodovias é a sobrecarga dos caminhões, que, com o tempo, aumentaram a sua tonelagem sem nenhuma preocupação com a capacidade da malha rodoviária. “Estamos sobrecarregando tanto as pavimentações como as pontes e viadutos. São cargas excessivas inadequadas para as condições dos projetos desenvolvidos inicialmente”, observou.

Uma das soluções já encontradas para minimizar o problema é o projeto do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que será concluído em meados de dezembro. O projeto prevê a restauração da rodovia em 27,8 quilômetros na PR 423 entre Araucária e Campo Largo.

As irregularidades encontradas pelo Crea-PR serão encaminhadas para a Câmara Especializada de Engenharia Civil. Cada órgão participante da fiscalização fará as suas considerações dentro de suas atribuições e encaminhará aos órgãos competentes. O não-cumprimento das orientações pode ensejar uma representação ao Ministério Público.

Fonte:Crea-PR