Crea-PR realiza FPI em estradas do Paraná

18 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

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Falta de sinalização, pontes deficitárias e construídas em rampas ou curvas. Estas foram algumas das constatações feitas no primeiro dia de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em nove trechos rodoviários do Paraná, cada um com cerca de 10 km de extensão. A ação é comandada pelo Crea-PR em parceria com Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes (DNIT), Departamento e Estradas e Rodagem (DER), polícias rodoviárias e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

O gerente regional do Crea em Curitiba, Mario Guelbert Filho, disse que não estão sendo feitas manutenções periódicas que garantam condições de trafegabilidade nas rodovias. ”As sinalizações verticais e horizontais são obsoletas, os acostamentos estão péssimos, temos desníveis na pista que podem causar acidentes, obras de drenagem precisam ser feitas e não são realizadas limpezas da vegetação excessiva nas rodovias”, destacou. O engenheiro teme que o período de férias chegue e que as famílias sejam obrigadas a enfrentar a falta de manutenção nas rodovias.

O diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), Paulo Sidney, teme que o Brasil esteja próximo de enfrentar um ”apagão logístico” por conta das estradas e ferrovias deficitárias. ”Os caminhões trafegam aqui com 75 toneladas. A estrada não foi projetada para isso”, afirma. O trecho em questão foi projetado para veículos com até 45 toneladas.

A partir disso, de acordo com o presidente do Crea, a entidade elabora um relatório que será enviado ao DER para que este tome as devidas providências. “Com o relatório, nossa expectativa é de que o DER faça algo no sentido de melhorar o trecho da rodovia. Às vezes o Departamento já programou alguma obra, mas não a faz. Com isso esperamos que eles possam agilizar as melhorias”, comenta. O não-cumprimento das orientações pode ensejar uma representação ao Ministério Público.

O gerente de Obras e Serviços do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Tadeu Glowacki, disse que o órgão tem projeto de reestruturação da PR-423 que deve estar concluído até dezembro. Estão previstos recomposição da pista, drenagem superficial e profunda, novos acostamentos e fim dos desníveis.

Fonte: Confea.