SENGE-MT realiza workshop sobre ZPE e lança 2ª edição da revista “Cresce Mato Grosso”

28 de outubro de 2024, às 12h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (SENGE-MT) realizou na última sexta-feira (25), um workshop sobre Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e lançou a 2º edição da revista “Cresce Mato Grosso”. O evento aconteceu no plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e reuniu engenheiros, geólogos e profissionais da agroindústria.

A programação começou às 13h30 e se estendeu até as 18h, abordando temas cruciais para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, como a  agroindústria, infraestrutura e transporte intermodal, geociência e geologia, e as zonas de processamento de exportação.

O professor Dr. Luiz Miguel de Miranda abriu as palestras com o tema “A importância da infraestrutura integrada para o desenvolvimento agroindustrial de Mato Grosso”, destacando a necessidade de uma infraestrutura robusta para apoiar o crescimento do setor.

Dr. Luiz Miguel de Miranda

Na sequência, o geólogo Prof. Dr. Caiubi Kuhn, em sua palestra “O papel das geociências no desenvolvimento sustentável e preservação ambiental do Estado”, destacou a relevância da geologia para Mato Grosso, tanto na produção de recursos minerais quanto na gestão hídrica, além dos desafios econômicos e sociais das próximas décadas. “Abordamos a história geológica do Estado, desde registros fósseis até antigas cordilheiras e desertos, demonstrando o impacto científico e educacional dessa herança”, afirmou.

Para encerrar as atividades, o engenheiro Adilson Reis conduziu o Workshop ZPE, detalhando como a criação dessas zonas pode impulsionar as exportações de Mato Grosso, ampliando oportunidades econômicas e fortalecendo a posição do estado como um importante polo de exportação.

Ao final do evento, o engenheiro químico Noé Rafael da Silva, representando o Senge-MT, apresentou e distribuiu aos presentes a 2ª edição da revista “Cresce Mato Grosso”, publicada pelo Sindicato. Ele destacou que a publicação aborda temas de grande relevância relacionados ao agronegócio e à agroindustrialização do Estado. A revista se posiciona como uma ferramenta importante para o setor agroindustrial, com foco na industrialização de Mato Grosso e na relevância do sistema intermodal, que impacta a balança comercial, impulsiona a economia estadual e contribui significativamente para o desenvolvimento do Brasil.

O evento faz parte dos 14 projetos aprovados pelo Crea-MT para receberem apoio financeiro por meio do Edital de Chamamento Público nº 001/2024. A parceria é formalizada por meio de um termo de fomento celebrado entre o Conselho e entidades de classe ou instituições de ensino regularmente registradas, as quais, em contrapartida, devem desenvolver e executar eventos ou publicações visando o aprimoramento dos profissionais do Sistema.

Texto: Maria Cecília Borges com supervisão da Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Igor Bastos.