Palestras sobre alimentação saudável atraem usuários às unidades do SUS
17 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
As palestras sobre alimentação oferecidas pela Secretaria de Saúde de Cuiabá ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) durante esta Semana da Alimentação Saudável têm reunido dezenas de pessoas interessadas no tema.
São pacientes em busca de informações que lhes permitam comer melhor dentre de suas condições econômicas.
A nutricionista Silmayre Helena da Silva, da Diretoria de Atenção Secundária, também acompanhou o trabalho das agentes de saúde.
“Nós estamos todos os dias em contato com o usuário, visitando suas casas, e conhecemos a realidade de cada um”, explicou a agente Maria José de Lima, ressaltando que é possível ter uma alimentação saudável mesmo com pouco dinheiro. “Frutas da época podem ir com facilidade para a mesa como a manga, o caju e a acerola”, frisou ela, e que também são encontradas nos próprios quintais das residências.
Para a dona-de-casa Lucimar Martins de Sá, que tem filhas gêmeas, disse que é muito importante receber esse tipo de orientação, principalmente quando há crianças em casa. “Aprendi muita coisa interessante hoje”, reconheceu a usuária.
Hoje (17/10/2007) pela manhã, o secretário de saúde de Cuiabá, Guilherme Maluf, participou da palestra realizada no Centro de Saúde do Tijucal.
Cerca de 60 pessoas assistiram à explanação e aproveitaram fazer sugestões para o setor da saúde. As palestras contaram com a parceria de acadêmicos do curso de Nutrição da Universidade de Cuiabá (Unic).
Fonte: O Documento