Secretário nacional do MDS inaugura agroindústrias em Mato Grosso

17 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Confirmado para quinta e sexta-feira 18 e 19/10/2007 as inaugurações de agroindústrias do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) Baixada Cuiabana, nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Jangada, Várzea Grande e Cuiabá.

Serão, ao todo, cinco agroindústrias e um Banco de Alimentos, apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com Prefeituras e o governo do Estado.
O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano, virá a Mato Grosso para as inaugurações.

Na quinta-feira (18), às 8h30, o sercretário estará na comunidade rural de Barranco Alto, em Santo Antônio de Leverger, onde começará a funcionar a primeira agroindústria local de processamento de cana-de-açúcar, responsável pela produção de açúcar mascavo e rapadura.
Segundo o gerente do Consad Baixada Cuiabana, Davi Martinotto, Barão de Melgaço é uma importante região pesqueira, daí a importância de uma infra-estrutura adequada para refrigerar, limpar e acondicionar o produto até a chegada do caminhão que, uma vez por semana, levará os peixes até os locais de venda.

À tarde, em Várzea Grande, a comemoração será na comunidade de Pai André, com a abertura da indústria de pescado da cooperativa de Coorimbatá, que, além de receber o produto, está equipada para cortá-lo em filés e embalar para a venda.

Também está prevista a inauguração do Banco de Alimentos, no Bairro do Porto, uma visita às obras do Restaurante Popular, obras implantados com recursos federais e municipais.

Todos os produtos beneficados nas agroindústrias serão entregues com o selo “O Bom do Mato”, autorizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder/MT), com inspeção sanitária.

Para dar apoio à comercialização, gestão, associativismo e produção, as famílias envolvidas nos projetos terão como parceira a representação estadual do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae).

O Consad Baixada Cuiabana é formado pelos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande, que juntos totalizam uma população de mais de 880 mil habitantes, no Estado do Mato Grosso.

Integração solidária – Atualmente, em todo o País, o MDS apóia 40 Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local, que representam 576 municípios nas regiões Norte (68), Nordeste (158), Centro-Oeste (44), Sudeste (153) e Sul (153), onde residem mais de 11 milhões de pessoas de 26 estados.

Fonte: TVCA