CREA-MT e AESA-MT realizam palestras sobre arborização urbana em parceria com Programa Verde Novo

11 de novembro de 2024, às 9h42 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA-MT) realizaram, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), uma série de palestras, no auditório do Crea-MT, em Cuiabá. Com o tema “Arborização Urbana e Benefícios Ambientais”, os palestrantes levantaram o debate sobre preservação e apresentaram o Programa Verde Novo, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que incentiva o plantio de mudas.

Estiveram no evento, o presidente do Crea-MT e engenheiro civil Juares Samaniego, a 1° vice-presidente e engenheira agrônoma Lys Sueli Barco, a diretora-geral da Mútua-MT e engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, o coordenador da Câmara de Engenharia Florestal e engenheiro florestal Cícero Ramos, além do presidente da AESA-MT e engenheiro florestal Sérgio Ricardo Inoui, o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Curvo, e o coordenador do Projeto Verde Novo, Sérgio Savioli.

 

Da esquerda para a direita: desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Curvo, presidente da AESA-MT e engenheiro florestal Sérgio Ricardo Inoui e o coordenador do Projeto Verde Novo, Sérgio Savioli | Foto: Igor Bastos

 

Durante a primeira rodada de palestras, o desembargador Rodrigo Curvo destacou a importância da parceria com o Crea e a AESA-MT para a preservação do meio ambiente.

“Nós verificamos que poderíamos fazer algo mais e pensamos que, além de julgar o processo, deveríamos atuar como está previsto na Constituição. O projeto foi criado com o objetivo de fomentar a conscientização ambiental por meio do plantio de árvores”, disse.

 

Presidente da Sociedade Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Somef), conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e engenheiro florestal Sandro Andriani | Foto: Igor Bastos

 

Também palestraram no evento, o coordenador do projeto Verde Novo, o presidente da Sociedade Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Somef), conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e engenheiro florestal Sandro Andriani, para explicar a importância da arborização urbana.

O engenheiro sanitarista Valmir Simão de Lima contou um pouco sobre os córregos e rios urbanos, e o primeiro dia de palestras se encerrou com uma  aula sobre “Tratamento de Efluentes com Jardins Filtrantes”, com a engenheira sanitarista Tauana Rosa e a engenheira civil Cristiane Schwanka.

 

Plantio de mudas

Plantio de mudas realizado neste sábado (9) | Foto: Caroline Mesquita

 

Durante o segundo dia de evento, no sábado (9), foi realizado o plantio de mudas na rotatória de acesso da Avenida Miguel Sutil com a Rodoviária, em Cuiabá. Ao todo, foram plantadas cerca de 400 mudas e esta é a quinta vez que o Crea-MT participa da ação. Participaram do plantio, os representes da AESA-MT, Marciane Prevedello Curvo, Lys Sueli Barco, a equipe do projeto, além de crianças e ouvintes do ciclo de palestras.

 

Biólogo e analista do meio ambiente do município de Diamantino, Cristiano Nascimento e a família | Foto: Caroline Mesquita

 

O biólogo e analista do meio ambiente do município de Diamantino, em Mato Grosso, Cristiano Neves do Nascimento, esteve na palestra e levou a família para realizar o plantio.

“Foi super legal, bem interessante, ontem com a parte teórica e hoje pondo a mão na massa. Eu trouxe a minha filha, meu sobrinho, minha mãe e minha esposa para plantar. A ideia é que isso permaneça, que tempos depois, eles consigam ver a planta que foi colocada aqui.  É muito interessante, principalmente, com as ondas de calor que vimos nas palestras, alteração do clima e aumento de temperatura. Plantar uma árvore dá uma sensação gratificante”, contou.

 

Mudas que foram plantadas na rotatória de acesso da Avenida Miguel Sutil com a Rodoviária, em Cuiabá | Foto: Caroline Mesquita

 

Texto: Caroline Mesquita